Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

29.11.2021 13:25

Luciara: Expedição proporciona capacitação para adultos e atividades educativas para crianças
Compartilhe
Tamanho do texto:
Além dos serviços judiciais, saúde e educação ambiental, a 3ª Expedição Araguaia-Xingu proporcionou qualificação para a população de Luciara (a 1177 km de Cuiabá). O casal Terezinha Alencar dos Santos, 42, e Deusimar Alves de Sousa, 27, participou das oficinas técnicas “Design de Sobrancelhas” e “Barbeiro”, respectivamente.
 
“Trabalhávamos em uma fazenda, mas o patrão morreu e ficamos desempregados. Viemos a Expedição em busca da cesta básica e segunda via de documentos, descobrimos aqui a possibilidade de começar um novo negócio”, contou Terezinha. Ela já trabalhou como manicure e agora pode ofertar um novo serviço às clientes. Deusimar planeja trabalhar ao lado da companheira e oferecer corte de cabelo masculino. “Eu trabalho com tatuagem também, mas é muito esporádico, acredito que o corte de cabelo será mais procurado e isso vai nos gerar renda, que é o que precisamos no momento”, completou o marido.
 
Galvan Escola de Cabelereiro - A capacitação de 16 horas, com certificação, foi realizada por meio de parceria firmada pela prefeitura municipal com a Galvan Escola de Cabelereiro, que integra a comitiva da Expedição. A empresária Débora Galvan é a responsável pela oficina e já é parceira da Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) há mais de 10 anos no projeto Ribeirinho Cidadão. Ela integra a comitiva da expedição desde a primeira edição, ofertando serviços de corte de cabelo, tranças, modelagem de cabelo, camuflagem de sobrancelhas com hena e tatuagem infantil.
 
“Sempre participei de forma voluntária da Expedição. Agora elaboramos o projeto Qualificando Xingu e Araguaia, a prefeitura adquire a capacitação e oferece as vagas durante o evento. A capacitação profissional é essencial nesta região, irá ajudar a população a conseguir renda já que a taxa de desemprego está alta”, analisou Débora.
 
Detran – Enquanto adultos se capacitavam, as crianças e adolescentes participavam de oficinas de educação sobre o trânsito, oferecidas pela equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), que entregou também material educativo para diferentes faixas etárias. No mesmo espaço, uma das salas da Escola Estadual Juscelino Kubistchek, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) promovia dinâmicas para incentivar a leitura,
 
A pedagoga que atua no Detran, Zoraide Urcino, explica que comumente a educação para o trânsito é feita a partir do olhar do condutor e na oficina ofertada o foco é na criança, que pode ser pedestre, passageira e até condutora de bicicletas. Para atrair à atenção da criançada ela usa músicas, pinturas, dinâmicas e personagens. “Nosso objetivo não é formar futuros condutores e sim cidadãos que respeita as regras sociais em todos os espaços”, esclarece.
 
A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas na Secel, Waldinéia Almeida, cita que um das integrantes da equipe se veste de Emília, a boneca de pano eternizada por Monteiro Lobato, e propõe brincadeiras e atividades lúdicas à garotada. A secretaria distribuiu 50 livros por dia, uma forma de incentivar a leitura. “É muito gratificante participar da Expedição. Alimenta a nossa alma. Aqui vemos a concretização da real função do servidor público, que o servir as pessoas”, avaliou.
 
A adolescente Ádila Oliveira, 17 anos, estudante do 2ºAno do Ensino Médio, da Escola Estadual Juscelino Kubistchek, onde ocorreram os atendimentos da 3ª Expedição Araguaia-Xingu, participou da oficina do Detran e recebeu um exemplar do livro de sobre Dom Pedro Casaldáliga, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia. “Minha mãe é muito católica e sempre fala dele. Quando vi o livro já quis ler”, conta a estudante. “Também assisti a apresentação do Detran e vi muita coisa interessante sobre o trânsito. Gostei muito do dia”.
 
Receita Federal - Um dos serviços mais requisitados nos dois dias de atendimentos em Luciara foi a segunda via do CPF, oferecido pela Receita Federal, parceira da Expedição que ainda entregou roupas para doações durante os eventos. “As maiores solicitações são de alteração ou regularização do documento”, destaca o analista previdenciário Gonçalo Vasconcelos Duarte, que trabalha há 17 anos da Receita Federal e participa pela terceira vez da Expedição. “Essa parceria com o Judiciário é muito enriquecedora. As pessoas conseguem resolver várias situações em um único lugar e no mesmo dia. E para as equipes é gratificante ajudar o próximo”, avalia.
 
Um exemplo de resolver várias questões em um único dia é o da autônoma Ariane Rando. Ela vive há dois anos em Luciara ficou sabendo da Expedição pelos vizinhos e aproveitou para solicitar o RG do casal de filhos, de sete e 12 anos, fez a inscrição dos dois para CPF, tirou a segunda via do documento dela e do marido, transferiu o título que era de Minas Gerais e ainda procurou o INSS para começar a contribuir para previdência como autônoma. Como ela confecciona e vende pães e bolos de porta em porta, foi orientada a se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI), um modelo empresarial simplificado, criado em 2009 para tirar da informalidade profissionais autônomos e pequenos empreendedores. “Olha o tanto de coisa que resolvi só aqui. E o MEI para mim foi a cereja do bolo”, comemora.
 
Casamento Social – Em Luciara, a Expedição Araguaia, em parceria com a prefeitura e o Cartório 1º Ofício, realizou o casamento coletivo de 15 casais, no auditório da Unemat. Entre os contemplados estava o agente administrativo Paulo Stefanio Silva Barros, 30 e a dona de casa, Andreia Souza Kauffmamm, 29. Eles estão juntos há 10 anos e tem um casal de filhos, José Eduardo de 8 anos e a caçula, Ana Thessália, de dois aninhos. “É um momento de muita alegria, oficializar a nossa união”, disse o noivo. “É o sonho de toda mulher e estou muito agradecida a Expedição por poder realizar”, completa a noiva.
 
“A população luciarense está em festa. A Expedição Araguaia-Xingu veio para atender várias demandas desta população que vive tão distante da Capital. Desejo que a parceria se repita”, pediu prefeito, Parassu de Souza Freitas.
 
São parceiros do Judiciário na Expedição: Juvam, Cejusc, TRT – 23ª Região (doação de lentes e armações de óculos e distribuição de cartilhas educativas), Defensoria Pública, MPE, TRE, Defesa Civil, Politec (confecção de RG), PM, PJC, Receita Federal, INSS, Secel, Seciteci, Detran, Senar, Marinha do Brasil, Energisa, Secretaria de Saúde de Cuiabá (doação de medicamentos), Escola de Cabeleireiros Galvan e prefeitura.
Na próxima semana, a Expedição Araguaia-Xingu segue para São Félix do Araguaia e Cocalinho.
 
Alcione dos Anjos/Fotos Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br