Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

05.05.2022 10:25

Ribeirinho Cidadão leva leitura, brincadeiras e até robótica a mais de 700 crianças pantaneiras
Compartilhe
Tamanho do texto:
Em meio ao encontro das águas dos rios Cuiabá e São Lourenço, crianças ribeirinhas da comunidade de São Pedro de Joselândia (distrito de Barão de Melgaço) tiveram contato pela primeira vez com algo muito diferente do imaginário pantaneiro, a robótica. Além disso, rodas de leitura, brincadeiras e até mesmo um palhaço animaram as atividades. Isso foi possível graças a importantes parceiros do Ribeirinho Pantaneiro, projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso com a Defensoria Pública, as Secretarias de Ciência e Tecnologia (Secitec) e a de Cultura Esporte e Lazer (Secel), além do Juizado Volante Ambiental (Juvam). Ao menos 700 crianças já foram atendidas até esta quarta-feira (4).
 
 
Falar sobre ciência em comunidades tradicionais pode muitas vezes soar como algo mágico, como um sonho, mas para Marilene Borges da Silva Passos, coordenadora de Popularização da Ciência na Secitec, as atividades oferecem mais do que um entretenimento, elas oportunizam às comunidades, e não somente às crianças, ver a ciência de forma acessível e estimula a imaginação. A Secitec participa do Ribeirinho Cidadão com uma equipe de cinco pessoas.
 
“É interessante acompanhar a expedição porque nos permite ir a locais que ficam muito difícil de ir sozinhos. Chegamos até populações distantes e podemos oportunizar a essas crianças vivenciar a ciência. Aprender de forma lúdica acessível”, conta Marilene enquanto organizava uma oficina de holograma.
 
Entusiasmada com as atividades, a professora de Ciências que atua na Secitec, Camila Barbosa, não esconde a alegria em realizar as atividades ao longo o projeto. Ela explica que “na abertura do Ribeirinho a gente trouxe experimentos científicos que utilizamos para fazer explicações de maneira lúdica, que desperte interesse, divertida e abrangente às crianças e toda a comunidade. Na segunda etapa, em São Pedro de Joselândia, trouxemos experimentos de baixo custo para fazer junto com as crianças. Estamos ofertando ainda introdução à robótica, lançamento de foguetes”.
 
As atividades de leitura ficaram por conta da equipe, composta por quatro pessoas e coordenada por Waldineia Almeida, coordenadora estadual de Bibliotecas Públicas, unidade da Secel. Toda a estrutura para trabalhar com a Biblioteca Itinerante foi mobilizada pela equipe.
 
“Fazemos um trabalho de ludicidade com as crianças, levando a leitura com vários formatos, com arte, desenho e levando a leitura, oficina de materiais recicláveis, contação de histórias e também a leitura do livro em si. O trabalho é com as crianças para familiarização da leitura para que elas possam colocar essa atividade no cotidiano da sua vida. A leitura está nos desenhos, nos objetos, a leitura está em todo lugar”, destaca.
 
A alegria das crianças e também dos adultos fica ainda mais evidente quando chega o palhaço Lelé Picolé Curimpampam, personagem criado pelo Segundo Sargento, Marcelo Luciano Pereira, que atua no Juvam. Ele acompanha o Ribeirinho e realiza atividades recreativas.
 
A expedição do Ribeirinho Cidadão iniciou em 25 de abril e segue até dia 8 de maio percorrendo localidades rurais entre os municípios de Juscimeira, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.
 
Além do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, participam do Ribeirinho Cidadão, a Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, a Secretária de Estado de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Casa Civil, Proteção e Defesa Civil – Mato Grosso, Secretaria de Estado de Segurança Pública, POLITEC – Perícia Oficial e Identificação Técnica, Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar, Grupo Especial da Fronteira – GEFRON – PMMT, Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental – PMMT, Corpo Musica da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAER, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, Receita Federal, Juizado Volante Ambiental – JUVAM, Ministério Público do Estado de Mato Grosso Tribunal Regional do Trabalho – 23ª Região, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, SESC Pantanal, Energisa, Cartório do 2º Ofício de Santo Antônio de Leverger, Cartório de Registro das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas de Barão do Melgaço, Consórcio Regional de Saúde – Saúde Sul Mato Grosso, Marinha do Brasil e NUPEMEC – Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens.
 
Imagem 1: fotografia colorida mostrando várias crianças com as mãos levantadas, em uma atividade lúdica conduzida pelo palhaço.
Imagem 2: fotografia colorida. Na imagem duas crianças acompanham a apresentação de um experimento com robótica.
Imagem 3: fotografia colorida, registrando a participação de crianças em uma dinâmica de lazer, com o palhaço.
 
Veja outras fotos em nosso Flickr. 
 
Leia outras matérias sobre o Projeto Ribeirinho Cidadão nos links a seguir:
 
Idosa de 84 anos consegue 2a via de documento com mais de 30 anos durante ação do Ribeirinho Cidadão

Comunidade de Santa Elvira recebe atendimento dos parceiros do Ribeirinho Cidadão 

Projeto Ribeirinho Cidadão chega à comunidade Lambari e leva atendimento jurídico e social
 
 
Andhressa Barboza/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br