Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.06.2022 18:37

Junho Vermelho: servidores do Tribunal de Justiça doam sangue em ônibus do Hemocentro
Compartilhe
Tamanho do texto:
Nesta segunda-feira (27), servidores e servidoras do Poder Judiciário de Mato Grosso aderiram à campanha Junho Vermelho, em alusão ao Dia Mundial dos Doadores de Sangue, celebrado em 14 de junho. O serviço móvel do MT-Hemocentro, o Hemobus, estacionou no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e muitos colaboradores(as) puderam fazer a sua doação de sangue.
 
O colaborador, Humberto Arruda, foi dos que aproveitou a vinda do ônibus à sede do Tribunal. Para ele que é doador de sangue permanente há quatro anos ter uma unidade do hemocentro estacionada no local de trabalho foi “uma mão na roda”. “Tem muitos doadores que têm dificuldade de ir até o centro da cidade, o ônibus vir até o local que trabalhamos facilita demais”, analisou. “O banco de sangue tem poucos doadores e a demanda por sangue é sempre alta. Doar sangue é doar amor, nos dá uma sensação muito boa, um engrandecimento na alma saber que de alguma forma estamos ajudando ao próximo”.
 
A ação integra uma parceria firmada entre o Programa Bem Viver, do Judiciário, e o banco de sangue público estadual, o MT-Hemocentro. “O Tribunal mantém essa parceria para incentivar a solidariedade, pois cada pessoa que doa uma bolsa de sangue salva outras quatro vidas”, destaca a enfermeira Alessandra Medina, responsável pelo ambulatório do TJMT. “Além dos colaboradores, as pessoas que estiverem na região do Centro Político são muito bem-vindas, dessa forma poderemos repor os estoques do banco de sangue e desafogar o serviço”, completa.
 
Eveline Viana, 35 anos, servidora da Defensoria Pública, entidade vizinha do Tribunal, aceitou o convite e fez sua doação no Hemobus. Ela doa sangue regularmente há três anos e esteve em janeiro deste ano na unidade do centro da cidade. “Já estava na hora de fazer nova doação, mas ainda não tinha dado certo. Vi o ônibus e aproveitei a oportunidade”, comentou. “Faço a doação por saber da importância para salvar vidas. Sempre que posso aconselho as pessoas a doarem. É uma picadinha de nada que você sente e pode salvar muitas vidas.”
 
A enfermeira triagista do Hemocentro, Maryana Siqueira, lembrou que o banco de sangue é sempre muito demandando e agora com o retorno de diversos serviços de saúde, como cirurgias eletivas, e o aumento do número de casos de dengue, cirurgias de emergência e outros procedimentos que requer transfusão de sangue, a procura se intensifica. “Por isso é sempre importante essas parcerias para estimular os doadores, tanto a participarem da coleta externa com o ônibus, quanto lá no hemocentro”, define. “Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, mas temos muita procura pelo tipo O, de qualquer fator Rh, por serem doadores universais”, cita.  
 
Próxima parada - Nesta terça-feira (28), a ação se repetirá das 8h às 16h, com uma hora de parada para o almoço, no Fórum da Capital. Magistrados, magistradas, servidores, servidoras e público externo em geral, que trabalha ou esteja nas proximidades também podem fazer a sua doação.  
 
DoadoresPodem doar pessoas que estão bem de saúde, tenham entre 16 e 69 anos e pesem 50 quilos ou mais. A pessoa interessada em doar deve apresentar documento oficial com foto. Quem tiver tatuagem, micropigmentação ou piercing, só pode doar sangue depois de um ano. 
 
Covid-19 - Nota Técnica n 13/2020 - Pessoas com diagnóstico de Covid-19 ou suspeita da doença estão aptas a doar 10 dias após a completa recuperação; Assintomáticos(as) com teste positivo estão aptas a doar sangue após 10 dias do teste; Pessoas que fizeram isolamento voluntário ou por orientação médica estão aptas a doar após o término do tempo de indicação de isolamento; E quem teve contato com pessoas com Covid-19 está aptos a doar após 7 dias do último contato. 
 
Pessoas Vacinadas contra a Covid-19 - Podem doar sangue desde que tenha transcorrido o prazo estipulado para cada imunizante: Coronavac: 48h após a vacinação; Astrazeneca e Pfizer: sete dias após a aplicação do imunizante. 
 
Aqueles que tomaram a vacina da gripe Influenza (H1N1) devem aguardar 48 horas. 
 
Quem já teve Covid-19 poderá doar sangue somente 30 dias após o fim de todos os sintomas. 
 
Neste link você encontra dicas de como se preparar para a doação 
 
 No link a seguir você encontra outra matéria sobre a doação de sangue: 
 
Ônibus do MT-Hemocentro estaciona na próxima semana no Tribunal e Fórum da Capital 
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem1. Fotografia colorida mostrando o doador Humberto sentado na cadeira de doação, com o braço estendido para o processo de coleta de sangue. Imagem 2: fotografia colorida registrando o momento que um volutario esta doando sangue. Ela está sentada na cadeira de doação com o braço estendido. Imagem 3: fotografia colorida registrando o nomento em que a enfermeira Maryana Siqueira concede entrevista. Ela fala ao microfone, usa mascara de proteção facil e olha para a câmera. 
 
Alcione dos Anjos/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br