Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.10.2021 08:47

Iniciativas do Programa Justiça 4.0 garantem à população acesso facilitado ao Judiciário
Compartilhe
Tamanho do texto:
Com várias opções de prestação de serviços, o Poder Judiciário de Mato Grosso possibilita a agilidade e facilidade com soluções como Juízo 100% Digital, atualmente em 89 unidades judiciárias do Estado. Essa é uma modalidade onde o trâmite processual é totalmente on-line e garante à população maior celeridade e eficiência, previstas no “Programa Justiça 4.0 – Inovação e efetividade na realização da Justiça para todos”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
No Juízo 100% Digital todas as movimentações processuais e atos como citações, intimações e audiências ocorrem de forma virtual e remota para o atendimento das partes, advogadas e advogados sem que haja necessidade da presença física nos fóruns.
 
Advogados, advogadas e partes dos processos podem optar pelo Juízo 100% Digital no momento da distribuição da ação. O demandado poderá se opor à tramitação do processo até a apresentação da primeira manifestação feita.
 
Além da expansão do Juízo 100% Digital, o Judiciário mato-grossense instalou, em agosto deste ano, dois Núcleos de Justiça 4.0, o Núcleo de Justiça Digital de Execuções Fiscais Estaduais (NJDEFE) e o de Justiça Digital de Direito Bancário (NJDDB). Ambos possuem competência especializada para atuar em todo território de Mato Grosso e os processos tramitam por meio do Juízo 100% Digital.
 
O Balcão Virtual também integra o novo modelo de prestação de serviços da Justiça Digital. A ferramenta está em funcionamento em todas as comarcas do Estado e possibilita aos usuários e usuárias o acesso remoto, imediato e direto às secretarias das Varas. Neste link você tem acesso ao Balcão Virtual.
 
A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Marai Helena Póvoas ressalta o acesso à Justiça proporcionado, de fato, com as inovações tecnológicas.
 
“Temos trabalhado arduamente para proporcionar a melhoria da qualidade dos serviços e oferecer a celeridade esperada. A tecnologia tem sido uma grande aliada. As soluções do Justiça 4.0 que temos implantadas em Mato Grosso além de celeridade, reduz custo, tempo, simplifica rotinas de trabalho de servidores, servidoras, advogados e advogadas. Todos saem ganhando”, afirma a magistrada.
 
Na sequência você pode ler outras matéria sobre o tema:
 
TJMT participa de intercâmbio de experiências do Programa Justiça 4.0 na região Centro-Oeste
 
 
Agilidade: Juízo 100% Digital garante homologação de ação em 10 dias
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br