Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

12.07.2022 11:52

Pauta Concentrada terá 631 audiências em julho e empresas mobilizam esforços por soluções a clientes
Compartilhe
Tamanho do texto:
As empresas que participam do Projeto Pauta Concentrada, Energisa, Vivo/Telefônica e Banco do Brasil, tem mobilizado esforços em solucionar de maneira eficiente demandas dos consumidores junto ao Judiciário de Mato Grosso. Por meio do Projeto Pauta Concentrada. Seguindo o calendário de audiências, entre os dias 18 e 29 de julho serão 631 casos em que consumidores e empresas poderão chegar a um acordo.
 
Entre os dias 19 e 20 de julho, ocorrem 45 audiências de processos relacionados ao Banco do Brasil da comarca de Cuiabá. Já entre os dias 25 e 29 de julho, serão 115 audiências da Vivo/Telefônica nas comarcas de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Sinop.
 
Por ser a empresa com maior número de clientes, mais de 1,5 milhão, a Energisa é a mais demandada, com 471 processos das Comarcas de Cuiabá e Várzea Grande e as audiências ocorrem entre os dias 18 e 22 de julho. O gerente jurídico da Energisa, Marcelo Reberte, contabiliza 30% de casos com solução, seja por acordo ou pela oportunidade de esclarecer os clientes, o que evita o prolongamento do assunto no judiciário. Ele relata que já ocorreram situações nas quais foi possível demonstrar ao cliente porque ele tem o débito que está questionando e ele mesmo adere a uma forma de parcelamento.
 
O projeto, idealizado pela juíza Viviane Brito Rebello, do Juizado Especial do Jardim Glória da Comarca de Várzea Grande e coordenadora do Cejusc Cuiabá, é um modelo adotado nas conciliações dos juizados especiais desde 2021 na Justiça estadual e envolve as principais demandadas na Justiça, a exemplo das empresas de telefonia, bancos, construtoras, concessionárias de energia, água etc. que estejam dispostas a fazer uma proposta ao consumidor, para abreviar o trâmite processual.
 
O objetivo é por fim às audiências de conciliação pro forma (por pura formalidade), nas quais as partes comparecem, mas não apresentam nenhuma proposta de acordo. Para isso na Pauta Concentrada as audiências de conciliação são agendadas para a última semana no mês, concentrando a pauta e dando um tempo adequado para que os representantes das empresas estudem o caso e compareçam à audiência com uma proposta. As audiências são virtuais (pela internet) e o tempo também foi ampliado para 20 minutos.
 
Pauta Concentrada - Atualmente, participam do projeto a Energisa, Vivo/Telefônica e Banco do Brasil, mas a intenção é buscar a participação de outras empresas. Inicialmente, o projeto foi implantado nos Juizados Especiais de Cuiabá e Várzea, mas em razão do resultado positivo foi expandido para os Juizados Especiais de Rondonópolis, Sinop e Cáceres.
 
Para facilitar ainda mais o acesso às audiências, elas são concentradas por empresa em um único período, previamente definido, otimizando o trabalho dos advogados e prepostos. Com o novo Portal, fica ainda mais ágil e fácil acessar as audiências, pois nele os links ficam disponíveis para serem consultados em cada sala.
 
Neste link você tem acesso ao Portal Pauta Concentrada.
 
Nos links abaixo você tem acesso a outras matérias sobre a Pauta Concentrada:
Judiciário disponibiliza sala passiva e garante acesso digital às partes do processo
 
 
Juizados especiais: Judiciário lança duas novas ferramentas para facilitar acesso às audiências
 
Andhressa Barboza
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br