Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.07.2021 09:52

Justiça de MT já concedeu 187 pedidos a vítimas, para uso do SOS MULHER- botão do pânico
Compartilhe
Tamanho do texto:
Os juízes e juízas de Mato Grosso já concederam 187 pedidos de mulheres vítimas de violência, para o uso da Medida Protetiva Online e Botão do Pânico, por meio do aplicativo SOS Mulher, desenvolvido em parceria com a Polícia Judiciária Civil. Duas destas mulheres precisaram acionar o botão por descumprimento da medida protetiva, por parte dos agressores.
 
O objetivo do SOS MULHER é facilitar o apoio e o socorro imediato às mulheres vítimas de violência, uma das prioridades da atual gestão do Poder Judiciário, que lançou neste ano a campanha ‘A vida recomeça quando a violência termina: Quebre o Ciclo’.
 
Até agora 520 pessoas já fizeram o download do aplicativo em seus smartphones - que está gratuitamente disponível nas lojas virtuais para IOS e Android.
 
De acordo com a juíza da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, Ana Graziela Vaz de Campos, as medidas protetivas salvam vidas. "O botão do pânico é uma ferramenta inovadora que dá à mulher a segurança de que será prontamente atendida em caso de descumprimento da medida protetiva de urgência. O acionamento do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp) de forma automática sem alertar o agressor é um grande ponto forte. Além disso, há a possibilidade da gravação de áudio por 30 segundos que pode inclusive ser usado no inquérito", ponderou a magistrada.
 
Uma das vítimas de violência doméstica, que não quis se identificar e já utilizou o botão do pânico, avaliou a ferramenta positivamente. "Estou com o botão do pânico pelo aplicativo. Ele é rápido fácil e é só abrir o aplicativo no celular e clicar caso alguma coisa aconteça", disse - veja o vídeo AQUI
 
O site ‘Medida Protetiva On-line’ (acesse AQUI) permite que a mulher vítima de violência possa solicitar o serviço sem a necessidade se deslocar até uma delegacia. Mulheres de todo o estado podem solicitar medida protetiva on-line, pelo site ou pelo aplicativo SOS Mulher. Assim que a vítima preenche todos os dados, a medida protetiva será analisada por um delegado que, na sequência envia para um juiz para análise do pedido. A medida protetiva já é integrada ao Processo Judicial eletrônico (PJe), de forma ágil e segura, com resposta à vítima em poucas horas.
 
Botão do Pânico - A ferramenta permite que a mulher tenha acesso ao Botão do Pânico, um pedido de socorro imediato, no formato virtual, quando o agressor descumprir a medida protetiva. Ao acionar o botão, em 30 segundos o pedido chega ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O Ciosp enviará a viatura mais próxima, em socorro à vítima.
 
Por hora, o Botão do Pânico está disponível para mulheres que moram nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis, onde já tem unidades do Ciosp. Também é necessário lembrar que para ter acesso à ferramenta, um juiz precisa autorizar a liberação, que é solicitada no momento em que a vítima requer a medida protetiva.
 
Tutorial – Saiba como solicitar a Medida Protetiva On-line e acionar o Botão do Pânico. Clique AQUI
 
Leia matérias correlatas:
 
Presidente do TJ inaugura complexo unificado de varas de violência doméstica no Fórum de Cuiabá
 
Aplicativo SOS Mulher também está disponível gratuitamente na Apple Store
 
Botão do Pânico e Medida Protetiva ficarão ao alcance das mãos de mulheres vítimas de violência
 
Articulação do Judiciário garante Rede de Proteção para acolhimento às mulheres vítimas de violência
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br