Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

08.02.2022 11:39

Novos juízes: Jones Gattass destaca importância da função social e humildade na carreira
Compartilhe
Tamanho do texto:
A manutenção da humildade e o zelo com a função social do(a) magistrado(a) durante toda a carreira foram as “dicas de ouro” repassadas pelo juiz Jones Gattass Dias, durante a nona aula dos novos(as) juízes(as) que integram o Curso Oficial de Formação Inicial (Cofi) dos magistrados de Mato Grosso, na manhã desta terça-feira (08).
 
“A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, foi muito feliz na abertura do curso ao chamar à atenção deles para a importância da humildade. E eu reforço, temos que ser muito humildes, pois o poder que nós é conferido é muito grande. Temos que ser muitos zelosos na aplicação da lei”, contextualiza Gattass, que é juiz titular da Sexta Vara Cível de Cuiabá.
 
“Outra dica importante é que eles sejam criteriosos na identificação da Comarca. Conhecer as pessoas do local que poderão ser colaboradoras do trabalho deles é fundamental. Eles devem ter uma atenção especial à função social do magistrado, ainda mais naquelas de Vara Única, que já assume a Vara da Infância e da Violência Doméstica. Saber com quem pode contar para os serviços sociais será algo muito útil conhecer. O juiz precisa se envolver com a comunidade”, aconselha Jones Gattass.
 
O magistrado integra o corpo de docentes da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis), responsável pelo Cofi, que está ocorrendo de forma presencial pela manhã na Escola (parte teórica) e no período vespertino nos fóruns de Cuiabá e de Várzea Grande (atividades práticas). “É prazeroso esse desafio de tentar contribuir com os novos colegas. Imagino que nos meus quase 26 anos de magistratura eu devo ter algo de vivencia que pode ser útil para quem está começando”, avalia.
 
“A pedido do desembargador Marcos Machado, os docentes do curso estão destacando os principais erros durante o ofício para que os novos colegas não os cometam. Vim com o propósito de incutir em cada um deles a importância do cuidado, da observação, em qual ponto eu teria feito diferente, auxiliando assim o inicio da carreira eles”, destacou.
 
Entre os temas abordados pelo magistrado estão: Gestão Processual e Rotinas Cartorárias; O juízo Cível; de Família, Fazenda e Criminal; Varas da Infância e Juventude; Juizados da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; Gestão da Coisa Pública; A importância das ferramentas de Informática na gestão Judiciária; Processo Eletrônico (PJe); Dados estatísticos e análise; Fluxograma do TJMT; Governança de Tecnologia da Informação (TI) e a influência direta nos juízes, servidores, atores processuais e jurisdicionados.
 
 Veja outras matérias sobre o curso de formação: 
 
Juízes e juízas substitutos(as) se familiarizam com Organização Judiciária de Mato Grosso
 
 
Novos juízes e juízas conhecem prática da rotina de unidade judiciária
 
 
Maria Helena orienta novos juízes: tenham a humildade como farol na carreira
 
 Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br