Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

11.02.2022 13:50

Formação: Aristeu Vilella apresenta evolução tecnológica no Judiciário aos juízes substitutos
Compartilhe
Tamanho do texto:
Tecnologia foi o tema da aula desta quinta-feira (11 de fevereiro) para os juízes e juízas substitutos(as) que estão no Curso de Oficial de Formação Inicial, realizado pela Escola Superior da Magistratura. O tema foi apresentado pelo juiz e líder do projeto de Gestão por Orientação de Dados no Judiciário mato-grossense, Aristeu Dias Vilella, que falou ainda sobre sistema eletrônicos, distribuição eletrônica, peticionamento eletrônico, relação de sistemas disponíveis aos magistrados, funções de cada um dos sistemas, dentre outros.
 
“Desde o início do uso da tecnologia, com a revolução que foi o aparelho de Fax, as coisas mudaram muito e isso é muito sensacional. Informações que antes eram conseguidas com 4 meses, hoje em dois segundo podem ser acessadas. O processo eletrônico fortalece o sistema. Hoje tudo é rápido e no Judiciário também é assim. Vocês vão dormir com a caixa do PJe sem nada e vão acordar com ela lotada, cheia de pedidos de liminares.”
 
Outro tema abordado pelo juiz foi a Justiça ‘4.0 - Inovação e efetividade na realização da Justiça para todos’. Aristeu explicou que esse ponto é a concretização do quarto eixo da atual gestão do Conselho Nacional de Justiça e objetiva a promoção do acesso à Justiça por meio de ações e projetos desenvolvidos para o uso colaborativo de produtos que empregam novas tecnologias e inteligência artificial. “A era que os senhores estão é exatamente a era da Justiça 4.0. Os senhores serão juízes da tecnologia e a usarão para aplicar ciência jurídica.”
 
A gestão por orientação de dados (Business Inteligence) também foi tema da aula. “Podem se preparar pois os senhores são gestores de BI. Essa ferramenta nasceu em Mato Grosso, em 2017, quando acordamos para a necessidade de melhor utilizar nossos dados. Então, foi criado o sistema Omni. Nós transformamos os dados em inteligência.”
 
O Cofi é realizado diariamente na Esmagis-MT, direcionado aos 25 novos juízes recém-empossados no Poder Judiciário mato-grossense. As atividades seguem até maio com aulas teóricas e práticas. Para conhecer a íntegra do Curso Oficial de Formação Integral acesse este link. 
 
Leia outras matérias sobre o Cofi nos links abaixo:
 
Novas tecnologias e Lei de Proteção de Dados são temas de aula ministrada a novos juízes(as)
 
 
Novos juízes: Jones Gattass destaca importância da função social e humildade na carreira
 
 
Juízes e juízas substitutos(as) se familiarizam com Organização Judiciária de Mato Grosso
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br