Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.03.2022 18:10

Grupo de Trabalho debate retomada de ações conjuntas para prevenção às drogas
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Comissão Especial sobre Drogas Ilícitas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (CSDI/TJMT) realizou a primeira reunião do ano 2022 do Grupo de Trabalho de Prevenção e Tratamento da Dependência Química. O encontro convocado pelo presidente da Comissão, desembargador Mário Kono ocorreu na tarde desta quinta-feira (17.03), no Auditório Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) com o objetivo de tratar da retomada do trabalho de prevenção junto às escolas.
 
“Depois de ficarmos parados praticamente dois anos, trabalho que precisou ser interrompido devido à pandemia da Covid-19 e o fechamento das unidades de ensino, já é passada a hora de traçarmos planos para o eixo da prevenção e tratamento da dependência química”, informa o desembargador, que aponta a prevenção como um dos eixos mais importantes para se combater o uso e o tráfico de droga. “Muito difícil combater o problema depois que começa, por isso temos que trabalhar a prevenção, focando nas crianças e nos jovens”.
 
De acordo com o presidente da Comissão uma das propostas é ampliar o projeto escolar do Programa Justiça em Estações Terapêuticas e Preventivas, que foi criado pela juíza Amini Haddad Campos, titular do Juizado Especial Criminal Unificado de Várzea Grande (Jecrim-VG), cujo intuito é envolver crianças e estimulá-las a permanecer no ambiente escolar com espaços voltados para o fomento do conhecimento e do despertar de habilidades e criatividade intelectual.
 
O Grupo de Trabalho de Prevenção e Tratamento da Dependência Química é formado por vários segmentos envolvidos na questão como prefeituras e suas secretarias, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, associações terapêuticas e o judiciário.
 
O coordenador da Polícia Comunitária, delegado Jefferson Dias Chaves, participou do encontro e disse que atendendo ao pedido do desembargador Mário Kono irá propor a inclusão do “Programa de Cara Limpa contra as drogas” nas ações da Comissão Especial sobre Drogas. “O trabalho preventivo é o papel primordial da Polícia Comunitária da PJC e o programa leva palestras orientativas e educacionais para todo o Estado.
 
A gerente do programa, Laura Lea Correa da Costa, informa que o trabalho já é realizado há 14 anos tendo adolescentes do Ensino Médio como público alvo. “O Judiciário sempre foi nosso parceiro. Os desembargadores Mário Kono e Marcos Machado conhecem nosso programa e sempre estamos à disposição do Tribunal para unirmos forças, pois quanto mais jovens conseguirmos salvar do mundo das drogas, melhor”.
 
Participaram da reunião promotores de Justiça, integrantes de comunidades terapêuticas, Associação de Alcoólicos Anônimos, representantes das áreas de saúde e educação e juízes que integram a Comissão Especial Sobre Drogas do TJMT: Cristiane Padim, Aristeu Vilela, Túlio Duailibi, Maria Rosi de Meira Borba, Emerson Cajango e João Bosco Soares da Silva.
 
Esta matéria contém recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. 
ParaTodosVerem - Descrição da imagem:
Imagem 1 – Foto colorida do auditório. Ao fundo bandeiras do Brasil e do Estado de mato Grosso, na parede há uma projeção. A mesa de autoridades está no palco do auditório. Os participantes da reunião estão sentados em cadeiras azuis enfileiradas.
Imagem 2 – Foto colorida do desembargador Mário Kono. Ele está sentando em uma cadeira preta, no centro da mesa de autoridades, e usa um microfone apoiado na mesa. Traja terno azul marinho e camisa listrada branca e azul, sem gravata.
 
 
Alcione dos Anjos/Fotos Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br