Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

26.05.2022 13:41

Roda de conversa sobre assédio é realizada com servidores de Várzea Grande
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Um espaço intimista, de acolhimento, informação e troca de experiências. Assim foi a roda de conversa sobre assédio moral e sexual realizada na tarde de quarta-feira (25), no auditório da subseção de Várzea Grande da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Mato Grosso (OAB/MT). O bate-papo foi destinado a servidores efetivos, comissionados, terceirizados, credenciados e estagiários da Comarca de Várzea Grande.
 
A condução do evento foi feita pela desembargadora Maria Erotides Kneip, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação no âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso, em 2º grau. A magistrada apresentou o Portal Assédio https://portalassedio.tjmt.jus.br/, onde podem ser feitas as manifestações de denúncias de assédio, além de exibir dois vídeos didáticos explicando o que é o assédio moral e o sexual.
 
“O Poder Judiciário não pode ficar silente diante disso. Não é possível que trabalhemos dentro da Casa da Justiça com situações de opressão, de humilhação e discriminação. Toda a nossa movimentação é no sentido de que nós nos despertemos para essa necessidade de controle do respeito, da dignidade dos nossos colaboradores. Nós precisamos dar exemplo de equidade e de respeito dentro de casa”, frisou a desembargadora.
 
As palestras da tarde foram realizadas pela psicóloga Eliéte Lopes da Costa, que abordou o tema “Comunicação, violência e saúde”, explicando a origem do comportamento agressivo desde a infância, seguida pela defensora pública Rosana Leite, que apresentou conceitos, formas de agir e limites de convivência dentro do que é considerado assédio moral e sexual.
 
“Esse trabalho que vem sendo desenvolvido pela comissão é muito importante, para que todo o Poder Judiciário tenha a verdadeira compreensão dessa questão, que são formas degradantes que acontecem dentro do ambiente de trabalho. Precisamos desmistificar tudo isso e quebrar paradigmas para que essas situações criminosas não aconteçam mais”, declarou a defensora.
 
“Na minha opinião, é um alerta, um abrir os olhos no âmbito do Poder Judiciário. Pode parecer que não haja esse tipo de comportamento aqui, mas ele é uma conduta do ser humano. O mais interessante é o conhecimento, com um projeto que leva para o servidor essas situações que, de fato, acontecem”, pontuou a gestora-geral do Fórum de Várzea Grande, Rosana Goulart.
 
A juíza-diretora do foro em substituição legal, Marilza Aparecida Vitório, também participou do evento.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: Foto horizontal colorida do evento. O público está sentado em cadeiras brancas, de costas para a câmera, olhando a palestrante. Ela está em pé ao lado de uma projeção de tela com Datashow. Ao centro estão sentadas quatro palestrantes, em uma mesa amarela, com o letreiro na parede escrito OAB Várzea Grande.
Segunda imagem: Foto horizontal colorida da desembargadora Maria Erotides falando ao microfone. Ela está em pé, veste terno e calça branca e está ao centro de uma mesa amarela. Ao lado dela estão quatro mulheres sentadas, uma de cada lado, com o letreiro OAB Várzea Grande em azul, vermelho e preto.
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br