Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.05.2022 09:44

Juiz aposentado Éldes de Souza conta parte de sua história no programa Memórias do Poder Judiciário
Compartilhe
Tamanho do texto:
“As sentenças e os despachos eram todos datilografados e quando errava era necessário ficar raspando a folha e corrigir com papel carbono. Comparando com hoje, é totalmente diferente.” A reflexão foi feita pelo juiz aposentado Éldes Ivan de Souza durante entrevista no programa Memórias do Poder Judiciário de Mato Grosso. O programa foi ao ar na manhã desta sexta-feira (27 de maio) e pode ser assistido na íntegra no canal oficial do Poder Judiciário no YouTube ou no site da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (esmagis.tjmt.jus.br).
 
Também foram ressaltadas questões como as adversidades enfrentadas há quase 20 anos. “Com toda a sinceridade, as dificuldades existem e vão continuar existindo, mas quando a gente é vocacionado e recebe como um chamado não sente. É impressionante isso, é até difícil de encontrar as palavras certas, mas a gente não sentia a dificuldade como um obstáculo, como um empecilho.”
 
Éldes ressaltou ainda que comparando o antes com o hoje, existem muitas diferenças, principalmente, referente às buscas de informações que, às vezes, demorava para chegar ao interior de Mato Grosso. Segundo ele, hoje as revistas de jurisprudência e os diários estão na internet, o que deixa a pesquisa muito mais acessível.
 
“Naquela época não tínhamos internet, nem computador. Eu tinha mais de 2 mil livros porque eu considerava que, ao meu redor, eu tinha que ter um rol de mestres e à medida que eu precisasse recorrer a eles, ele estava a meu dispor. Se eu estava sentenciando e precisava de ajuda, ia até a biblioteca e pegava Washington de Barros ou Silvio Rodrigues, por exemplo.”
 
Cuiabano, Éldes Ivan de Souza tem 72 anos e é formado pela Universidade Federal de Mato Grosso. Foi professor, agente fiscal de tributos da Prefeitura de Cuiabá e procurador do Município. Também militou na advocacia por vários anos. Em 1986, foi aprovado no concurso para juiz, jurisdicionando as comarcas de Cáceres, Tangará da Serra, Rondonópolis e Cuiabá. Possui pós-graduação em Código do Processo Civil e Direito Civil. Aposentou-se em 2003.
 
Depois de aposentado, investiu na carreira de saúde e hoje é graduado e pós-graduado em Acupuntura e também possui cursos em Biomagnetismo e Magnoterapia, que trata as pessoas com o uso de imãs.
 
O programa Memórias do Poder Judiciário resgata fatos que retratam a história do Poder Judiciário de Mato Grosso por meio dos magistrados que criam, transformam e aperfeiçoam o sistema de Justiça estadual. Neste link você assiste aos programas anteriores.
 
 
Para assistir à íntegra deste programa, clique neste link.
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência. Imagem 1 - Fotografia colorida. Estão sentados os participantes da entrevista em cadeiras marrons. Ao fundo, parede marrom com televisão e a palavra ESMAGIS escrita em branco. Foto 2 - Peça publicitária. Na lateral esquerda, o brasão do Poder Judiciário de Mato Grosso. À direita, o ícone de play acompanhado do texto: /tjmtoficial. Na parte central, o logotipo do Programa Memórias do Poder Judiciário, a foto do juiz Éldes Ivan de Souza acompanhados do texto: Confira na íntegra. Assina a peça o logotipo do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Leia matérias anteriores:
 
Esmagis busca consolidar site como ferramenta de conhecimento jurídico e educação judicial
 
Primeiro juiz de Sinop, Antônio Paulo Carvalho é o entrevistado do Memórias no mês de abril
 
Rondon Bassil é o novo entrevistado do programa Memórias do Poder Judiciário
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br