Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

08.06.2022 15:02

Desembargadora Nilza elogia desempenho de digitalizadores surdos que atuam no Tribunal
Compartilhe
Tamanho do texto:
Debater políticas públicas voltadas para a construção de um Estado adequado no acolhimento e desenvolvimento de pessoas surdas foi o objetivo principal do “I Congresso Estadual Sobre a Lei de Libras: nestes 20 anos, o que realmente mudou?”. O evento promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no Plenário das Deliberações Renê Barbour, contou com a participação da desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, coordenadora da Comissão de Acessibilidade e Inclusão no âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
“Tenho muito orgulho do trabalho de inclusão de pessoas surdas que o Tribunal de Justiça, que através do Departamento Judiciário Auxiliar (Dejaux) e da secretaria auxiliar da Vice-Presidência, firmou convenio e contratou 40 colaboradoras e colaboradores surdas e surdos para digitalização de processos físicos. Eles vem fazendo um trabalho brilhante, concentrado e com muita eficiência”, elogiou a desembargadora. “Queremos dar exemplo para que a sociedade, tanto setor público quanto o privado, olhe para os surdos como pessoas capazes de desenvolver excelentes trabalhos”, completou.
 
A desembargadora lembrou que o Tribunal tem ofertado cursos de Libras para servidores e servidoras tanto do Segundo Grau quanto das Comarcas do interior para ampliar a inclusão desse público. “Também oferecemos curso de segurança para que os surdos evitem situações em que possam ser importunados por infratores da lei”, citou.
 
Os palestrantes foram: Paulo André Martins Bulhões, diretor geral do Instituto Nacional de Educação de Surdos; Tiago Codogno Bezerra, professor de libras para surdos; Carlos Junior, professor de surdocego; Tais Paula, superintendência estadual de Promoção e Articulação das Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência – Casa Civil/MT; Pe. Wilson Czaia, padre surdo; Crisiane Nunes Bez Batti, ex-diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos do MEC, e Carlina Jacob, Ex-secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá. O evento ocorreu dia 03 de junho.
 
Para assistir ao debate acesse este link.
 
Leia no link abaixo matéria sobre o assunto
Justiça estadual apoia congresso sobre Libras do Legislativo que discute inclusão
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens: Foto horizontal colorida da mesa de autoridades. O deputado Wilson Santos está sentado no centro e usa microfone para falar com os participantes do Congresso e a desembargadora Nilza está sentada ao lado. Ela usa máscara facial branca e terno rosa. Na frente do dispositivo há um banner com o nome do congresso.
 
Alcione dos Anjos/ Fotos ALMT
Coordenadoria de Comunicação da Presidência TJMT
imprensa@tjmt.jus.br