Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.06.2022 08:01

Estudantes da Escola Dejani Ribeiro aprendem sobre reciclagem e arborização com o Projeto Verde Novo
Compartilhe
Tamanho do texto:
Alunos e alunas da Escola Municipal de Ensino Básico Cívico Militar Dejani Ribeiro Campos tiveram uma aula diferente sobre educação ambiental na tarde desta terça-feira (21 de junho), com a participação do Poder Judiciário, por meio do Projeto Verde Novo.
 
Na sede da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), 50 estudantes do 9º ano conheceram o Ecoponto Lixo Zero, iniciativa de coleta seletiva de resíduos recicláveis instalada em diferentes locais de Cuiabá. Eles levaram itens para descarte e, em troca, ganharam mudas de árvores nativas e frutíferas.
 
“Aprendi que você tem que plantar uma árvore para melhorar o meio ambiente, aprendi que não se deve jogar lixo no chão e que cada resíduo tem seu respectivo lugar na lixeira”, expressou o aluno João Eduardo Martins Fernandes, 11 anos.
 
João Eduardo foi o vencedor da competição proposta pela palestrante do Verde Novo, Rosiani Carnaíba, na qual as crianças precisam responder perguntas sobre o meio ambiente. João acertou ao dizer que Cuiabá ocupa a 20ª posição no ranking de arborização das capitais brasileiras.
 
“É essencial trabalharmos com as crianças de hoje para que elas sejam nosso futuro de amanhã. Elas se conscientizando agora, entendendo a importância de se plantar uma árvore, dar os cuidados devidos e fazer a reciclagem de seus resíduos, elas já fazem esse trabalho de preservação e conservação do meio ambiente neste momento”, afirma Rosiani.
 
A startup de educação ambiental Teoria Verde também participou da iniciativa, proferindo uma palestra sobre a atuação voluntária de combate à poluição ambiental. Diretor da Teoria Verde, Jean Peliciari apresentou às crianças o projeto Limpa Moçambique, explicando como foi realizada a iniciativa no país africano e depois trazida para Cuiabá. A startup já fez diversas ações de limpeza de rios no Pantanal, Rio Cuiabá, Rio Claro, Ponte de Ferro, Passagem da Conceição, além de parques e avenidas da capital mato-grossense.
 
“Falar sobre educação ambiental para crianças é fundamental e é a esperança que nós temos, que elas venham nessa geração fazendo de forma correta a separação do lixo nas três frações – recicláveis, orgânicos e rejeitos – e que não tenhamos mais lixões na nossa cidade”, pontuou Jean.
 
A aluna Desireé Cristina Teixeira de Souza, 11 anos, descartou garrafas pet no ecoponto e levou uma muda de amora para plantar na chácara onde vive com a família. Ela conta que “lá em casa já separamos o lixo e temos muitas árvores e muitos pés de frutas. Com mais essa, vamos ter muitas árvores no quintal. Hoje aprendi que quando temos uma árvore em casa ou em algum lugar que nós vamos, temos um refresco para nosso corpo e respiramos melhor”.
 
De acordo com a coordenadora de competitividade e sustentabilidade da Fiemt, Ribenildes Souza, a parceria tem o intuito de mostrar para a sociedade a importância do descarte correto dos resíduos. “A importância é mostrar para as crianças a realidade. Um pouco que fazemos ao separar os recicláveis, descartar no lugar correto, já incentiva essa questão neles”.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: Foto horizontal colorida. Em área externa arborizada, embaixo de uma tenda onde está escrito Ecoponto Lixo Zero, os alunos pegam mudas de árvores do Projeto Verde Novo.
Segunda imagem: Foto horizontal colorida da engenheira Rosiani e do aluno João Eduardo recebendo o prêmio. Rosiani segura um regador verde com a logomarca do projeto Verde Novo e João expõe uma camiseta verde escrito Verde Novo e uma sacola bege, onde há ferramentas de plantio.
Terceira imagem: Foto horizontal colorida do diretor Jean proferindo a palestra. Ele está no palco do auditório da Fiemt falando em um microfone, veste camiseta amarela e estende a mão direita em gesto explicativo. À direita dele há uma projeção de tela com o planeta Terra e o título meio ambiente. Atrás dele, letreiro escrito Sistema Fiemt.
Quarta imagem: Foto horizontal colorida da aluna Desireé. Ela está em área externa arborizada e com grama, veste uniforme escolar branco e verde e segura com as duas mãos a muda de árvore que ganhou. Ela tem cabelos curtos e olha diretamente para a câmera.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br