TJMT divulga escala automática de juízes
Para garantir a continuidade das atividades desempenhadas nas comarcas de Entrância Especial, Terceira, Segunda e Primeira Entrância diante da ausência do magistrado em alguma situação, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) regulamentou a forma de substituição nas varas. Assinado pelo presidente do Judiciário Estadual, Orlando Perri, o Provimento nº. 13/2013/CM garante a prestação jurisdicional à sociedade ao mesmo tempo em que permite a ausência do magistrado, quando necessário e justificado.
O documento estabelece a escala automática de substituição dos juízes de Direito e substitutos do Estado, além de revogar o Provimento nº. 9/2013/CM, de 26 de fevereiro deste ano. Leva em consideração a necessidade de afastamento dos magistrados das comarcas e/ou varas, visando o aprimoramento e capacitação, por meio de encontros, palestras, cursos de pós-graduação e demais eventos relacionados ao Judiciário. Cita ainda que a medida foi tomada para evitar a insatisfação social com o afastamento do juiz, uma vez que a presença do magistrado é cobrada pela população, especialmente nos dias em que há expediente forense.
Assim, a escala automática de substituição dos magistrados ocorrerá conforme o provimento, onde consta ainda as medidas a serem adotadas em caso de esgotamento da ordem de substituição, bem como as medidas a serem adotadas pelo juiz que entrar no exercício de mais de duas substituições em vara ou comarca com jurisdição plena. Confira aqui.
Raquel Ferreira
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394