acessibilidade do site.

 28/03/2014   16:31 

Compartilhe: 

Adolescentes conhecem seus direitos e deveres

Cerca de 30 alunos da Escola Municipal de Educação Básica Profª. Gracildes Melo Dantas, localizada no bairro Altos da Glória, em Cuiabá, receberam no início da tarde desta sexta-feira (28 de março) importantes lições de cidadania durante a palestra Conhecendo alguns de nossos direitos e deveres. Proferida pela juíza da Quinta Vara Cível da Capital, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, a iniciativa que integra o calendário de ações do programa Poder Judiciário na Escola despertou a atenção dos adolescentes do sexto ano do Ensino Fundamental.
 
De maneira bastante didática, a magistrada explicou a importância do projeto, que visa aproximar a Justiça dos estudantes. “Essa é uma oportunidade para vocês conhecerem um pouco do Judiciário e conhecer alguns de nossos direitos e deveres. Quando vivemos em sociedade, precisamos de regras, e elas estão dispostas na Constituição Federal. Precisamos saber viver em sociedade e respeitar o direito do próximo, evitando conflitos e brigas”, salientou.
 
Ela sorteou os temas a serem abordados entre os alunos e falou sobre vários direitos, como direito à saúde, à liberdade religiosa, ao trabalho, à educação, à certidão de nascimento e óbito, à inviolabilidade da residência, à livre manifestação de pensamento, crítica e opinião, à igualdade entre os sexos, ao auxílio-reclusão do réu preso que contribuía para o INSS, ao seguro desemprego, entre outros. Sobre os deveres, a juíza Edleuza Zorgetti destacou a importância da obediência às regras e, principalmente, dedicação ao estudo. “Aproveitem essa oportunidade que você tem para estudar. Vocês devem se preparar desde agora, sei que não é fácil, mas é muito importante para a trajetória profissional de todos”.
 
Segundo a professora Max Suely, as palestras do Judiciário na Escola estão sendo muito proveitosas para os alunos. “Até em provas consegui colocar assuntos que foram discutidos em sala de aula na última palestra. Essa iniciativa é muito significativa, pois é importante os alunos conhecerem um pouco mais da legislação. Pretendo dar continuidade aos assuntos discutidos hoje na sala”, ressaltou.
 
A aluna Katilene Correia dos Santos, de 11 anos, disse ter gostado bastante da palestra. “Aprendemos mais e coisas novas! Achei interessante a parte que a juíza falou sobre o direito à saúde e direito ao trabalho. Espero que venham outras pessoas dar mais palestras”, afirmou.
 
Já o estudante Roberto Hernandes Carlos Rodrigues, também de 11 anos, relevou ter aprendido coisas que não sabia, como o direito à liberdade religiosa. “Acho legal quando temos palestras de gente de fora”, assinalou.
 
Hoje pela manhã, alunos da Escola Municipal de Educação Básica Dejani Ribeiro de Oliveira, do bairro Jardim Vitória, receberam a juíza da Terceira Vara da Fazenda Pública de Cuiabá,
Antônia Siqueira Gonçalves Rodrigues, para palestra com conteúdo semelhante.
 
Agora à tarde os alunos da escola Lenine de Campos Póvoas, do bairro Jardim União, recepcionaram a juíza da 14ª Vara Cível da Capital, Ana Paula Carlota Miranda, que palestrou sobre o mesmo assunto.
 
Logo mais, às 20h, o juiz Abel Balbino Guimarães, da Quarta Vara Criminal de Várzea Grande, vai proferir palestra na Escola Estadual Malik Didie, no bairro Pedra 90, em Cuiabá. O tema a ser abordado pelo magistrado é A Justiça é a Esperança.
 
 
Lígia Tiemi Saito Arruda
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3620
 
Leia algumas matérias já publicadas sobre o assunto:
 
 
 
 
 
Corregedoria: Justiça com compromisso social
https://www.tjmt.jus.br/corregedoria/