Auditorias internas preparam setores

De 15 a 18 de julho serão auditados somente os processos certificados das Coordenadorias Administrativa, Recursos Humanos, Escola dos Servidores e Controle Interno. Em novembro serão acrescidas a esta lista as Coordenadorias de Planejamento, Infraestrutura, Tecnologia da Informação e Financeira, totalizando todas as oito áreas que têm processos certificados pela ISO.
Emília Roberta Costa de Arruda, servidora da CTI do TJMT, já passou pela auditoria interna e destaca a ação como primordial para quem será auditado externamente. “No ano passado, nós recebemos uma equipe de auditoria interna que realizou uma verdadeira sabatina conosco. As perguntas foram bem difíceis e os auditores foram bem rígidos, mas a autuação dos servidores é que nos ajudou a sair bem nas questões da empresa auditora externa. Funcionou como um teste de qualidade que além de testar o nosso conhecimento nos deixou mais seguro para receber a equipe externa”, explica Emília.
Todas as auditorias internas são realizadas por um corpo de servidores treinados no Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). De acordo com a auditora interna do SGQ, Valéria Ferraz, as visitas servem não só para detectar inconformidades, mas também para motivar as pessoas. “Somos treinados e capacitados para fazer estas auditorias e ajudar os envolvidos com o processo se ambientar com o tema. Nosso foco é a melhoria contínua do gerenciamento do trabalho”, ressalta.
Nas auditorias internas realizadas em 2013 foram feitos alguns apontamentos como a necessidade de melhorar a disseminação do SGQ para os servidores lotados nas áreas e a urgência em melhorar a forma de armazenar dos Registros da Qualidade.
Formação de Auditores – Em maio e junho deste ano (2014), a Escola dos Servidores ofereceu dois cursos para formação de auditor interno, “Interpretação da Norma NBR ISO 9001:2008” e “Formação de Auditor Interno ISO 9001:2008 (com base na NBR ISO 19011)”. Aplicadas pelo consultor Leoopoldo Santa Luz, as capacitações tiveram o objetivo de capacitar 20 servidores das áreas que possuem processos certificados (oito coordenadorias), para disseminar o conhecimento adquirido para os demais servidores, gerenciar, executar e controlar os próprios processos.
Michelle Ocampos, também da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, participou dos dois cursos, os quais considerou produtivo. De acordo com a servidora, o curso serviu para fazê-la enxergar a auditoria interna pelo viés do auditor. “O curso, além de ensinar técnicas de auditoria, também serviu para que eu tivesse uma visão diferente sobre os processos que são certificados e o conhecimento que os integrantes dos setores devem ter sobre o assunto”.
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394