Dapi implanta SGPI em 4 comarcas
O Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), ligado à Corregedoria-Geral da Justiça, iniciou nesta segunda-feira (2 de junho) a implantação do Sistema de Gestão da Primeira Instância (SGPI) nas Comarcas de São Felix do Araguaia, Querência, Ribeirão Cascalheira e Canarana. O cronograma está em dia e deve ser concluído até dezembro deste ano, beneficiando todas as 79 comarcas de Mato Grosso. A ferramenta facilita a consulta, por meio do código único das iniciais, e ainda representa economia de papel e celeridade ao permitir que as Secretarias entreguem e recebam documentos de forma virtual.
Nesta segunda e terça-feira (2 e 3 de junho), os servidores Natalíria Gouveia da Silva e o gestor do SGPI, Deniz Predrozo de Almeida, instalarão o sistema na Comarca de São Felix do Araguaia, na próxima quinta e sexta-feira (5 e 6 de junho) em Querência e na semana seguinte, em Ribeirão Cascalheira (9 e 10 de junho) e Canarana (12 e 13 de junho), perfazendo 51 comarcas beneficiadas até a primeira quinzena de junho.
A implantação do sistema envolve a Diretoria do foro, Setor de Distribuição e Protocolo, além do Psicossocial, este último terá o controle de distribuição de processos para as assistentes sociais e psicólogas, distribuição, acompanhamento e relatórios dos profissionais gerenciados pelo sistema virtual.
Outra vantagem do SGPI é que ele gera um código único que passará a ser consultado por advogados e partes diretamente no sistema Apolo para as iniciais. “No momento em que o advogado entrega a petição ele já pode consultar o código, antes ele recebia um protocolo e posteriormente teria que ligar para saber qual seria o código para consulta”, disse o gerente de apoio do Dapi, Gilbert Luz.
Ranniery Queiroz
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3620
Corregedoria: Justiça com compromisso social
https://www.tjmt.jus.br/corregedoria/