Confira lista com os novos números dos processos
Desde a última quinta-feira (10 de dezembro), foi disponibilizada uma nova versão do sistema Processo Judicial Digital (Projudi), com a numeração dos processos dos juizados especiais alterada. Para evitar desencontros, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) disponibilizou uma lista com os antigos e os novos números correspondentes de cada processo para consulta.
O gestor de projetos de TI, Rafael Brecailo Kloeckner, explica que a mudança se deu devido a um conflito entre a numeração dos processos do Projudi e do Sistema Apolo, em uso na instituição. “Todos os processos dos juizados das 79 comarcas tiveram a numeração alterada. Entretanto, no intuito de facilitar o acesso dos usuários, a numeração antiga dos processos continuará sendo aceita em todos os espaços de consulta processual do Projudi, como a página principal e a ferramenta de busca dos advogados. Além disso, na consulta pública sempre aparecerão os dois números, o novo e o antigo”, alertou.
Rafael explicou ainda que como os sistemas são utilizados de maneira isolada, nunca havia ocorrido o conflito de numeração, mas recentemente o Banco do Brasil, que realiza os depósitos judiciais, evidenciou a duplicidade. “Os processos do Projudi se iniciavam a partir da numeração 9999, enquanto os do Apolo, do número 0. Porém, com o tempo, os processos do Apolo ultrapassaram os do Projudi, criando o conflito. Além disso, havia uma divergência nos códigos que determinavam a unidade judicial de origem dos processos”, diz.
Para resolver o conflito, o Departamento de TI do TJMT padronizou os códigos de origem dos fóruns e incluiu no início da numeração dos processos do Projudi o dígito 8. E como consequência dessas alterações, o código verificador, que é resultado de um cálculo matemático, foi modificado automaticamente.
A novidade atinge apenas os juizados das comarcas do interior, com exceção da Comarca de Cuiabá, onde não foi encontrado o conflito. “Os advogados vão poder optar por utilizar a numeração antiga ou a nova. Mas, desde a última quinta-feira, apenas números no novo formato passaram a ser gerados”, finaliza o gestor.
Clique AQUI para ver a lista na íntegra.
Saiba mais:
Mariana Vianna
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394