Servidores de Cuiabá aprovam Caravana da Saúde

Ela já teve câncer no útero, infarto e agora convive com a pressão alta há um ano. Ana Maria começou a perceber a hipertensão quando esqueceu a bolsa dela com parte do salário em um ponto de ônibus da Capital. Com um monte de conta para pagar, a perda a angustiou profundamente e a pressão dela foi às alturas.
Desde então ela tem vivenciado esse mal-estar rotineiramente. Nesta tarde, ela checou a pressão e o Índice de Massa Corpórea (IMC) e se mostrou uma candidata em potencial para participar do programa Hiperdia. O programa acompanha semanalmente, por alguns meses e até um ano, o grupo de servidores identificado pela Caravana como tendo uma situação mais crítica. Nos encontros do Hiperdia, essas pessoas recebem orientações de como conviver com a doença, como controlá-la e prolongar a vida com qualidade.
Ana Maria aprova com louvor a iniciativa da alta gestão do Poder Judiciário. “Isso é maravilhoso para nós funcionários. Adorei. Espero que se repita mais vezes. Com certeza vou seguir à risca as recomendações dos médicos, psicólogos, enfermeiros e nutricionistas”, frisa.

Adolfo Augusto Gomes, servidor do Fórum há 30 anos, também gostou. Ele já teve problema grave na coluna, por isso foi chamado para passar por essa ‘revisão’. “A avaliação aqui é muito boa. Tendo esse atendimento no trabalho a gente trabalha mais tranquilo, sem dor, sem estresse”, observa.
A responsável pela Caravana, enfermeira Alessandra Medina, explica que foram selecionados servidores que poderiam ter doenças preexistentes. Eles são submetidos ao preenchimento de um questionário sobre saúde bucal e psicológica. Depois aferem a pressão e tem a altura e circunferência abdominal medidas. Eles ainda realizam exame de sangue. De posse dos resultados dos exames, a equipe médica manda uma resposta para cada servidor com o diagnóstico de como está a saúde dele hoje e os encaminhamentos necessários. Os casos mais graves são inseridos no Hiperdia para acompanhamento constante.


As próximas comarcas a receberem a Caravana da Saúde serão Sapezal e Campo Novo dos Parecis, entre os dias 18 de 20 de março.
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/ 3394/ 3409