acessibilidade do site.

 17/08/2015   18:43 

Compartilhe: 

Servidores são capacitados para Auditoria em TI

Quarenta e cinco servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, lotados nas coordenadorias de Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Controle Interno, Planejamento, Administrativa e na Corregedoria-Geral da Justiça, participam de curso de Auditoria em TI. Eles estão sendo preparados para realizar auditorias internas, receber auditorias de órgãos externos e ainda para sanear qualquer inconformidade que aparece no dia a dia das rotinas de trabalho, tornando-as ainda mais eficientes.
 
Conforme o auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) que ministra o curso, André Luiz Furtado Pacheco, a capacitação é excelente tanto para quem vai auditar, quanto para quem será auditado. “Quem vai realizar trabalho de auditoria vai ter ferramentas e visões diferentes. Quem será auditado já estará preparado para o que vier, conhecendo como serão questionados e exigidos para a realização do seu trabalho. Isso poderá reverter em uma melhoria da execução dos trabalhos, porque as pessoas se preparam de acordo com normas internacionais e com as melhores práticas de trabalho”, frisa o professor.
 
Ainda segundo o instrutor, esse trabalho vai melhorar a qualidade da prestação de serviços de TI para o Tribunal como um todo e, ainda, da prestação jurisdicional. “A gente consegue trabalhar com antecedência, fazer com que os processos de trabalho sejam mais bem organizados e melhor executados. Com isso, reduz bastante as possibilidades de no dia a dia ou em uma auditoria de fato apresentar inconformidades”, observa Pacheco.
 
Os servidores que estão fazendo o curso e que vão realizar as auditorias saberão das técnicas de como fazer e também das áreas que eles podem focar os trabalhos de auditagem. Pacheco observa que a Tecnologia da Informação é uma área muito vasta, mas que a auditoria deve focar em algum segmento. Ele explica que é impossível fazer auditoria em toda a área de TI, por isso o curso possui cinco abordagens: a parte Governança de TI, de Segurança da Informação, Auditoria de Sistemas, Auditoria de Dados e Auditoria nas Contratações.
 
Para um dos alunos, o diretor do Departamento de Aprimoramento da 1ª Instância (Dapi) da CGJ, Reginaldo Cardozo, o treinamento veio em boa hora. “Esse curso pode melhorar de fato a auditoria de informações, a segurança de dados e suas extrações. Estaremos capacitados para fiscalizar melhor os sistemas. O curso está dando um parâmetro na governança de TI para melhorar a área de direção e controle”, destaca Cardozo.
 
O assessor da Coordenadoria de TI, Márcio Alexandre Maciel, explica que o foco principal do curso é melhorar o conhecimento dos técnicos e equipe de projetos para aperfeiçoar as aquisições e implantação de projetos. “O objetivo é também preparar a equipe para, quando estiver no foco da auditagem do TCE ou TCU, por exemplo, manter a calma e ver que não é um bicho de sete cabeças. O curso também é voltado para o planejamento estratégico e para que auditemos os nossos próprios processos”, destaca.
 
As aulas começaram na segunda-feira (17 de agosto) e vão até quarta-feira (19 de agosto). O horário é das 8h às 12h e das 14h às 18h.
 
 
Fotos: André Romeu
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409