Verde Novo distribuiu mudas no Parque das Águas

Foi o que aconteceu com a pequena Helena Favretto, de sete anos. Acompanhada pelos pais, ela decidiu ali que gostaria de ter um pé de Acerola em casa. Diante de tantas possibilidades, contudo, resolveu também presentear a avó e a amiga, mediante promessa de que as ajudaria a cuidar das novas árvores.

A preocupação com o futuro também rendeu uma homenagem da operadora de caixa Laura Gomes a sua afilhada. O pé de Pitanga que saiu dali em suas mãos, levará o nome da criança, que nascerá em algumas semanas. "Estava passeando com minha comadre quando vi o pessoal e tive essa ideia. Vai se chamar Nath, para que ela tenha uma história especial e cresça em contato com as vantagens de quem tem árvore em casa."

Ao longo da ação, casais, famílias, grupos de amigos e crianças foram atraídos pela proposta. Sob orientação dos profissionais eles puderam escolher qual planta melhor se adequa a cada espaço. Muitas mudas deixaram o Parque direto para a varanda de apartamentos.

O projeto também envolve plantio de árvores e palestras em escolas. Os trabalhos estão sendo realizados desde o final de 2017 e uma equipe multidisciplinar está envolvida em todas as etapas como planejamento, organização, execução e monitoramento dos plantios.

Compartilha da opinião a economista Elizabeth Leite, que escolheu ipês roxos e rosas para fazerem companhia as bananeiras, mangueiras e pés de Acerola que já sombreiam sua casa. Para ela, esforços como esse devem ser multiplicados para que Cuiabá possa ser chamada novamente de cidade verde. "Antes tínhamos muitos espaços verdes, manguezais e outros. Mas isso foi se perdendo e ficou tudo muito triste. Nós moramos em uma cidade que exige uma boa arborização por conta do clima.”
Confira a programação para os próximos dias:
21 e 28/09 - Palestras em escolas da rede municipal.
22.09, às 16h - Parque Massairo Okamura.
29.09, às 17h - Orla do Porto.
Leia mais:
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65)3617-3393/3394/3409