acessibilidade do site.

 29/07/2021   08:01 

Compartilhe: 

Esmagis: Clóvis de Barros estreia programa e afirma “Neutralidade não existe, nem cadáver é neutro”

“Não existe neutralidade. Nem o cadáver é neutro”. É com essa frase o professor Clóvis de Barros Filho explica sobre neutralidade e imparcialidade do ponto de vista filosófico no novo programa da Esmagis-MT, Magistratura e Sociedade. Na sequência do pensamento, o entrevistado segue afirmando que “a neutralidade é coisa de PH7. Vai bem para shampoo.”
 
O programa estreia hoje (29 de julho) e já está disponível no canal oficial do YouTube do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (@tjmtoficial). Clique AQUI para assistir. 
 
O novo programa é comandado pelo juiz e professor de filosofia da Esmagis-MT, Gonçalo Antunes de Barros Filho. Esse episódio contou ainda com a participação do diretor-geral da Escola, Marcos Machado, que coordena o programa em conjunto com o entrevistador e com o desembargador João Ferreira Filho.
 
Com veiculação de entrevistas mensais, o bate-papo terá em sua lista de entrevistados autoridades no ramo das ciências sociais, especialmente filosofia, sociologia, política social e ciência política. A ideia é promover a inserção dos magistrados estaduais nessas searas ofertando melhor compreensão da sociedade moderna e das exigências que ela impõe aos juízes dentro dos valores primários de igualdade e segurança jurídica.
 
Clóvis de Barros Filho – Bacharel em Direito pela USP e em jornalismo pela Casper Líbero, Clóvis é mestre em Science Politique pela Universite de Paris II, doutor em Direito pela Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle), doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e também possui livre-docência pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É consultor e conferencista do Espaço Ética. Possui 30 artigos publicados, 20 livros de autoria própria e ainda 12 capítulos em livros diversos.
 
Cortella – Na sequência de difundir as ciências sociais no meio jurídico estadual, a Esmagis lança hoje também o curso ‘Filosofia e nós com isso?’ do filósofo Mário Sérgio Cortella. A capacitação é ofertada àqueles que responderam positivamente à pesquisa realizada pela Escola da Magistratura quanto ao interesse no assunto e será enviada por e-mail.
 
Serão 120 minutos de conteúdo, distribuídos em 10 vídeos-aula sobre política, trabalho, propósito, mundo digital e outras abordagens. Os alunos também receberão exercícios para análise e reflexão do tema abordado. A certificação do curso será realizada pela Esmagis-MT, conjuntamente com a consultoria Sophya, que representa o filósofo.
 
Leia também:


Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br