Mais moderna e tecnológica, Coordenadoria de RH investe em proximidade com servidor

Ao aderir a uma das principais redes sociais utilizadas no Brasil, o WhatsApp, o setor conseguiu se conectar diretamente com servidores de Primeira e Segunda Instâncias. O canal de comunicação começou a funcionar em junho de 2021 e, nesses seis meses, já contabiliza cerca de 900 atendimentos.
A utilização é bem fácil, basta salvar no celular o número fixo da Central de Atendimento (3617-3908), acessar o aplicativo WhastApp no smartphone ou pelo WhastApp web (computador) e enviar a mensagem. Como a troca de mensagens é instantânea, imediatamente a servidora ou servidor recebe uma resposta e, em pouco tempo está teclando com um atendente.
Outra grande mudança diz respeito ao registro de ponto do público interno. Neste ano, a Coordenadoria de Recursos Humanos, em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação, implementou duas ferramentas para o registro o ingresso e saída à jornada de trabalho de servidoras e servidores. Pelo celular, utilizando o Clickjud, ou pelo computador, por meio do PontoJud.
Desde 1º de outubro, com o regresso gradativo dos servidores, conforme o Plano de Retorno Programado às Atividades Presenciais do Poder Judiciário do de Mato Grosso (PRPAP), o registro de ponto foi retomado. “Os dois aplicativos substituíram o tradicional relógio de ponto trazendo inovação, modernidade, economia e biosegurança foram garantidos com a nova forma de registrar a jornada de trabalho, via dados de geolocalização. Além disso, evita-se filas nos locais do relógio de ponto e consequentemente as aglomerações”, aponta a coordenadora de Recursos Humanos, Karine Giacomelli,
Ela explica ainda que CRH também atualizou a portaria que regulamenta o controle de frequência e o banco de horas em decorrência da prestação de serviços extraordinários pelos servidores e servidoras do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, editando a Portaria 918/2021-PRES. Leia AQUI.
Ainda, para ampliar a entrega da prestação de serviços à população foram nomeados 38 candidatos, sendo 24 analistas judiciários e 14 técnicos judiciários, todos na Primeira Instância, divididos entre 19 comarcas do Estado. “As áreas de Recursos Humanos e de Planejamento do TJMT identificaram as unidades que mais necessitavam desse incremento de servidores. Isso porque, para alcançar celeridade e eficiência na prestação jurisdicional do Poder Judiciário é preciso planejar, organizar e controlar o uso dos recursos humanos, financeiros e materiais, assim como diagnosticar os principais problemas ou entraves no âmbito de da instituição procurando meios para implementação das medidas necessárias ao aperfeiçoamento dos serviços administrativos”, revela Karine.
Outros serviços realizados ajudaram na modernização dos serviços entregues, por exemplo a atualização da Declaração de Bens e Valores de servidoras e servidores (efetivos, comissionados e juízes de paz), que agora pode ser assinada digitalmente na página do servidor; realização de audiência pública virtual de escolha de 193 serventias pelos candidatos classificados no Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga das Delegações de Notas e de Registro do Foro Extrajudicial do Estado de Mato Grosso; bem como investimento em campanhas de vacinação e conscientização, seguindo o calendário anual de saúde, para garantir a saúde e o bem-estar dos servidores e magistrados; treinamentos no sistema on-line GPSem e sobre educação financeira.
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br