Juiz aposentado Éldes de Souza conta parte de sua história no programa Memórias do Poder Judiciário

Também foram ressaltadas questões como as adversidades enfrentadas há quase 20 anos. “Com toda a sinceridade, as dificuldades existem e vão continuar existindo, mas quando a gente é vocacionado e recebe como um chamado não sente. É impressionante isso, é até difícil de encontrar as palavras certas, mas a gente não sentia a dificuldade como um obstáculo, como um empecilho.”
Éldes ressaltou ainda que comparando o antes com o hoje, existem muitas diferenças, principalmente, referente às buscas de informações que, às vezes, demorava para chegar ao interior de Mato Grosso. Segundo ele, hoje as revistas de jurisprudência e os diários estão na internet, o que deixa a pesquisa muito mais acessível.
“Naquela época não tínhamos internet, nem computador. Eu tinha mais de 2 mil livros porque eu considerava que, ao meu redor, eu tinha que ter um rol de mestres e à medida que eu precisasse recorrer a eles, ele estava a meu dispor. Se eu estava sentenciando e precisava de ajuda, ia até a biblioteca e pegava Washington de Barros ou Silvio Rodrigues, por exemplo.”

Depois de aposentado, investiu na carreira de saúde e hoje é graduado e pós-graduado em Acupuntura e também possui cursos em Biomagnetismo e Magnoterapia, que trata as pessoas com o uso de imãs.
O programa Memórias do Poder Judiciário resgata fatos que retratam a história do Poder Judiciário de Mato Grosso por meio dos magistrados que criam, transformam e aperfeiçoam o sistema de Justiça estadual. Neste link você assiste aos programas anteriores.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência. Imagem 1 - Fotografia colorida. Estão sentados os participantes da entrevista em cadeiras marrons. Ao fundo, parede marrom com televisão e a palavra ESMAGIS escrita em branco. Foto 2 - Peça publicitária. Na lateral esquerda, o brasão do Poder Judiciário de Mato Grosso. À direita, o ícone de play acompanhado do texto: /tjmtoficial. Na parte central, o logotipo do Programa Memórias do Poder Judiciário, a foto do juiz Éldes Ivan de Souza acompanhados do texto: Confira na íntegra. Assina a peça o logotipo do Poder Judiciário de Mato Grosso.
Leia matérias anteriores:
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br