Programa Verde Novo renova parcerias para o reflorestamento urbano das cidades mato-grossenses
Da ação de arborização de Cuiabá para reflorestar Mato Grosso, o
Programa Verde Novo do Poder Judiciário estadual amplia o impacto de suas ações
por meio de parcerias firmadas na tarde desta terça-feira (11 de março). O
compromisso foi consolidado com a Rede Mato-grossense de Televisão (TVCA), a
concessionária de energia elétrica Energisa e o Instituto Ação Verde. Com esse reforço, a iniciativa da
Justiça de Mato Grosso intensificará ações de educação ambiental e ampliação
das áreas de plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas do bioma
Cerrado.
Pioneiro na defesa do meio ambiente, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, passou a ser referência no tema ao inaugurar, em 1996, a 1ª Vara Especializada em Direito Ambiental do País. A atuação do magistrado ligada às pautas ambientais, teve reconhecimento, inclusive, do Prêmio Innovare. Ao assinar a renovação dos termos de cooperação com as instituições parceiras do Programa Verde Novo, o presidente celebrou os avanços e conquistas.
“Esse é um momento de alegria para o Judiciário. Alegria porque estamos renovando uma parceria que demonstra preocupação com a atualidade e com a futura geração. Os nossos parceiros são de suma importância para o desenvolvimento desse programa”, reforçou o presidente do TJMT.
Criado em 2017, o Programa Verde Novo foi idealizado pelo desembargador Rodrigo Roberto Curvo, à época juiz da Vara Especializada de Meio Ambiente e do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá. Diante do desafio de julgar casos de prejuízos ambientais, o magistrado se empenhou para também atuar na prevenção dos danos.
“O Poder Judiciário Brasileiro tem como missão julgar processos e causas ambientais. Quando o julgamento de um crime ambiental, de uma infração administrativa ambiental, ocorre, uma degradação ao meio ambiente já aconteceu. E, ao realizar ações, como o Programa Verde Novo, por meio do plantio de árvores, buscamos conscientizar as pessoas pela preservação do meio ambiente, para que a degradação não ocorra. Trabalhamos e sonhamos para chegar a um momento em que a conscientização seja tamanha que se evite a existência de crimes ambientais”, pontuou o desembargador Rodrigo Curvo, gestor-executivo do Programa Verde Novo.
Ao longo desses oito anos de atividade, o Programa Verde Novo já distribuiu e plantou mais de 219 mil mudas. A iniciativa mobiliza a sociedade, que tem contribuído efetivamente para a recuperação das florestas urbanas de Cuiabá.
Parceiros
Na missão de conscientização ambiental estão também as empresas TVCA e Energisa. O Programa Verde Novo está disponível para as 79 comarcas de Mato Grosso, e fazer com que a mensagem chegue a toda a população é uma das tarefas da emissora de televisão.
“É desafiador, porém é necessário. Esse trabalho, feito pelo TJ, é fundamental para dar às futuras gerações uma qualidade de vida. Por essa razão, apoiamos o programa, que faz parte do nosso DNA, e daremos toda a visibilidade para podermos conscientizar, educar, informar toda a população”, afirmou Nicomedes Silva Filhos, diretor-geral da Rede Mato-Grossense de Comunicação TVCA.
Já o presidente da Energisa Mato Grosso, Marcelo Vinhaes Monteiro, destacou que o Programa Verde Novo está diretamente ligado aos valores da companhia. “Completamos 120 anos de companhia e temos a preocupação sobre qual mundo deixaremos para as próximas gerações. [O Verde Novo] É um programa que visa trabalhar a educação, a conscientização, trabalhar as crianças, melhorar a qualidade de vida das pessoas, que acho que conecta muito com o que a Energisa acredita”.
Além de atuar na educação, a concessionária também compartilha informações técnicas para a arborização ser realizada corretamente, sem danos à rede de transmissão.
Também participaram da solenidade de assinatura dos termos de cooperação o juiz auxiliar da Presidência do TJMT, Agamenon de Alcântara Moreno Júnior; o gestor jurídico da Energisa, Marcelo Marques; e o diretor de entretenimento da TVCA, Ulisses Serotini.
Qualquer pessoa interessada em contribuir como voluntário no Programa Verde Novo pode solicitar por e-mail a sua inclusão no grupo de mensagens, onde são divulgados, em primeira mão, o calendário de ações e outras informações sobre as iniciativas do programa.
O programa será viabilizado por meio de Termo de Cooperação Técnica com municípios parceiros, em colaboração com o Instituto Ação Verde, Energisa, TVCA, Fiagril e Unicred, que apoiam a doação de mudas e a execução das atividades.
Para saber mais, entre em contato pelo e-mail: verdenovo@tjmt.jus.br ou Instagram @programa.verdenovo
Para participar do programa de arborização, o cidadão ou instituição pode entrar em contato com o Verde Novo pelo e-mail verdenovo@tjmt.jus.br ou pelo ZapMudas (65) 3648-6879 e solicitar uma distribuição gratuita ou o plantio de mudas de árvores em terrenos, bairros, escolas, jardins e outros espaços públicos. Interessados em se voluntariar também podem fazer seu cadastro pelo site do Verde Novo.
Priscilla Silva / Foto: Josi Dias
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

12/01/2025 13:53
Tribunal de Justiça de Mato Grosso leva ações de impacto social para a 40ª Corrida de Reis
17/02/2025 11:33
Arborização em Cuiabá: Programa Verde Novo promove plantio de mudas no Parque da Família
24/02/2025 13:11
Programa Verde Novo arboriza bairro Dr. Fábio em Cuiabá