acessibilidade do site.

 14/05/2025   17:37   

Compartilhe: 

Corregedor visita pontos de atendimento do Registre-se em Cuiabá e Várzea Grande

 Foto do banner da campanha “Registre-se! Mato Grosso – Semana Nacional do Registro Civil” afixado em grade verde na entrada de um prédio público em Cuiabá. O cartaz traz a imagem de uma mulher sorridente com fundo azul e o mapa do Brasil em destaque, com datas de atendimento entre 12 a 16 de maio.
Nesta quarta-feira (14), o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, e a juíza auxiliar da Corregedoria, Myrian Pavan Schenkel, percorreram três locais de atendimento da 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, em Cuiabá e Várzea Grande. A programação começou às 8h30 na Penitenciária Central do Estado (PCE), seguiu às 10h30 para o Centro Educacional Anexo II da Secretaria de Educação de Várzea Grande e foi encerrada às 11h30, na Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá.

Em Mato Grosso, a campanha ocorre de 12 a 16 de maio, com atendimentos gratuitos voltados à emissão de certidão de nascimento, RG, título de eleitor, CPF, Carteira de Identidade Nacional (CIN) e regularização documental. A ação é direcionada a pessoas em situação de vulnerabilidade, como população em situação de rua, pessoas trans, indígenas e egressos do sistema prisional, além de demandas espontâneas.

Dois reeducandos, com roupas brancas e algemas nos pulsos, estão sentados frente a frente com servidores que realizam atendimento em computadores, no mutirão do programa “Registre-se!” dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE).
Na Penitenciária Central, o corregedor destacou a importância da documentação para a ressocialização. “O acesso ao registro civil é a porta de entrada para todos os outros direitos: saúde, educação, programas sociais, exercício da cidadania. Com o Registre-se!, o Judiciário sai dos gabinetes e vai ao encontro das pessoas, especialmente daquelas que vivem em situação de invisibilidade social. Estamos promovendo cidadania com estrutura e ação concreta.”

De acordo com o desembargador Lindote, o mutirão contribui diretamente para que reeducandos possam trabalhar, estudar, abrir conta bancária e acessar serviços públicos. “A documentação básica é a principal dificuldade aqui dentro. Essa parceria garante que os presos possam obter seus documentos e, assim, ter acesso a direitos que favorecem sua reintegração social.”

A superintendente de Política Penitenciária do Estado, Gleidiane Assis, explicou que a mobilização acelera processos que levariam meses. “Com o Registre-se, conseguimos em cinco dias o que demoraria muito mais. O sistema penitenciário enfrenta muitas dificuldades com a identificação civil das pessoas privadas de liberdade. Essa parceria com o Judiciário, cartórios, Receita Federal, Defensoria e Politec é fundamental”, avalia. “Temos previstos atendimentos de 900 pessoas privadas de liberdade até sexta-feira.”   

Foto de homem negro com barba e cabelos curtos aparece em destaque na imagem, olhando diretamente para a câmera. Ele veste uma camisa polo verde com estampa de folhas e tem alargador na orelha. Ao fundo, várias pessoas estão sentadas ou em pé em um salão bem iluminado, com cadeiras brancas.
No Centro Educacional em Várzea Grande, José Luiz dos Santos Oliveira, uma das pessoas atendidas, relatou que acabou de chegar a cidade e desde então vivia nas ruas. Ele teve os documentos roubados e enfrentava dificuldades para emitir novas vias. “Toda vez pedem endereço, mas estou morando na rua. Se não fosse essa ação, eu não conseguiria”, revela. “Esta ação foi nota 10. Buscaram a gente com uma van, nos trouxeram aqui, sempre sendo muito bem tratado, nos deram acolhida e alimentação”, elogiou.

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Setsuko Saito, afirmou que esta é a primeira vez que Várzea Grande  sedia a campanha e já contabiliza mais de 200 atendimentos. “A documentação é essencial para acessar saúde, assistência social e habitação. Mesmo quem vive na rua tem esse direito. Essa é uma ação concreta que chega até quem mais precisa. Até o encerramento das atividades a expectativa é que mais 200 pessoas sejam atendidas.”

Na Secretaria de Cultura de Cuiabá, região central da Capital, o atendimento prioritário foi para população em situação de rua e o secretário municipal de Esporte e Lazer de Cuiabá, Jefferson Carvalho Neves, também acompanhou a visita. “É uma iniciativa brilhante. Os resultados já estão superando as expectativas. É o Poder Judiciário indo até onde essas pessoas realmente estão.”
O presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Mato Grosso (Arpen-MT), Rodrigo Oliveira Castro, reforçou o papel dos cartórios na parceria. “Emitimos as certidões para que os demais documentos possam ser regularizados. Todos os cartórios da capital estão mobilizados para garantir agilidade no atendimento.”

A campanha segue até sexta-feira (16) em Cuiabá e na Aldeia Bacaval (Campo Novo do Parecis). Em Várzea Grandeo encerramento ocorre nesta quarta-feira e em Rondonópolis, os atendimentos serão realizados em data única, nesta quinta-feira (15), em conjunto com o Mutirão Pop Rua Jud/MT e Ação de Cidadania 2025.

Homem de boné, visto de costas, é atendido por duas servidoras da Defensoria Pública Estadual. Uma delas está olhando atentamente para o assistido, enquanto a outra digita em um notebook. Sobre a mesa, há pilhas de folders e documentos. Ao fundo, banner da campanha “Registre-se!”.Parcerias – Todos os serviços ofertados estão sendo disponibilizados por meio de parcerias com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Receita Federal do Brasil (RFB), Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado de Mato Grosso (Politec), Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPE-MT), Defensoria Pública da União (DPU), Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC-MT), Fundação Nova Chance (FUNAC), Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (SESP-MT), Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Mato Grosso (ARPEN-MT), Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (ANOREG-MT), Prefeitura de Cuiabá, Prefeitura de Várzea Grande, Prefeitura de Campo Novo do Parecis, Prefeitura de Rondonópolis; os cartórios de Cuiabá: 3º Ofício, Distrito da Guia, Coxipó do Ouro e Coxipó da Ponte; o Cartório de Registro Civil de Várzea Grande; o Cartório de Campo Novo do Parecis; e o Cartório de Rondonópolis.

Registre-se em Mato Grosso – A campanha “Registre-se!” faz parte do Programa de Enfrentamento ao Sub-registro Civil e de Ampliação ao Acesso à Documentação Básica por Pessoas Vulneráveis, promovido pela Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelos Tribunais de Justiça.

Nas duas edições anteriores realizadas em Mato Grosso, foram promovidos mais de 1.400 atendimentos voltados à população em situação de rua, ribeirinhos, pessoas privadas de liberdade, migrantes e indígenas, além de demandas espontâneas. As ações ocorreram em Cuiabá e na Aldeia Pakuera, da etnia Bakairi, no município de Paranatinga, a 400 quilômetros da capital. Entre os serviços prestados, 755 foram emissões de certidões de registro civil e 404 solicitações de Carteira de Identidade Nacional.
 

Alcione dos Anjos / Foto: Alair Ribeiro

Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 17/01/2025   15:06

Cartório de Poconé conquista Selo Diamante em premiação da Associação dos Notários e Registradores

 Continuar lendo

 20/01/2025   15:50

Corregedor propõe ao presidente da Associação dos Municípios atuação conjunta em ações sociais

 Continuar lendo

 24/01/2025   18:34

Corregedoria e Cemulher vão buscar apoio de prefeituras para enfrentamento à violência doméstica

 Continuar lendo