acessibilidade do site.

 30/06/2025   15:00   

Compartilhe: 

Programa Verde Novo realiza plantio para recuperar margens do Rio Coxipó

As margens do Rio Coxipó, que carregam parte da história da construção de Cuiabá, receberam, na manhã desta sexta-feira (27 de junho), 50 mudas de espécies nativas, plantadas nas proximidades do bairro Chácara dos Pinheiros. A iniciativa foi realizada pelo Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania – Iteec Brasil e pelo Programa Verde Novo, que, há oito anos, recupera áreas degradadas e realiza o reflorestamento de regiões urbanas em Cuiabá, Várzea Grande e Barra do Garças.

“O Programa Verde Novo realizou mais uma ação de plantio em parceria com o Iteec Brasil, desta vez às margens do Rio Coxipó, em uma área urbana que abriga importantes mananciais. Trouxemos espécies nativas adequadas para este tipo de solo, com o objetivo de promover a revegetação e o reflorestamento do local de forma efetiva”, explicou a engenheira florestal do Programa Verde Novo, Rosiani Carnaíba.

O Rio Coxipó é um símbolo histórico para a capital, local onde teve início o povoamento da cidade com a descoberta de ouro de aluvião. Com nascente no Vale da Bênção, no município de Chapada dos Guimarães, o rio percorre 78,58 quilômetros até desaguar no Rio Cuiabá. Nesta manhã, o trecho escolhido para o plantio das mudas foi o que atravessa o bairro Chácara dos Pinheiros.

“Todas as espécies plantadas são nativas e foram cuidadosamente selecionadas para garantir o equilíbrio ambiental da região”, pontuou a engenheira florestal.

Homem de barba branca e óculos escuros, com camisa preta do ITEEC Brasil, fala olhando para a câmera. Ao fundo, árvores altas e sombras no solo de terra e grama.

Constituído com o propósito de contribuir para uma sociedade mais justa e sustentável, o Iteec Brasil realizou a ação, com o apoio do Departamento de Vigilância Ambiental, de plantio das espécies no local. “Hoje, em mais uma etapa desse trabalho, estamos aqui, em parceria com o Programa Verde Novo, para o plantio de 50 novas mudas. E reforçamos: não se trata apenas de plantar. Sempre defendemos a importância de sair dos gabinetes, deixar o discurso de lado e partir para a prática. Não adianta plantar e tirar uma selfie; é necessário cuidar, manter e acompanhar o desenvolvimento das árvores”, destacou Valter Vieira Cabral, presidente do Iteec Brasil.

Homem com barba branca, óculos e cabelos em dreadlocks usa chapéu de aba larga e camiseta verde com logotipo da ETEC Brasil. Ele sorri em meio à vegetação densa, com galhos e folhas ao fundo em ambiente natural e ensolarado.          O curso do Rio Coxipó também é essencial para o abastecimento de água da capital. Aproximadamente 40% da água potável que chega às residências de Cuiabá tem origem nesse rio.

“Precisamos recuperar sua mata ciliar, porque o rio é vital para Cuiabá, além de abrigar uma rica biodiversidade. Queremos recuperar o Coxipó para que ele não se transforme em um novo Tietê”, alertou o voluntário do Iteec Brasil, Abel Nascimento. 

Programa Verde Novo

Idealizado pelo desembargador Rodrigo Roberto Curvo em 2017, o Programa Verde Novo é uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso voltada à recuperação das florestas urbanas. Desde sua criação, o programa já distribuiu e plantou mais de 219 mil mudas e realizou mais de 781 ações de educação ambiental e reflorestamento.

O objetivo é conscientizar a população e contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, promovendo a redução da sensação térmica e o aumento da umidade do ar.

Como participar

Qualquer cidadão pode solicitar mudas gratuitamente pelo ZapMudas, disponível no número (65) 3648-6879. Nesse canal, é possível solicitar gratuitamente mudas para o plantio em quintais, calçadas, jardins, praças, bairros e áreas públicas de Cuiabá, Várzea Grande e Barra do Garças. As demais 76 comarcas do estado também podem aderir ao programa.

O Verde Novo conta com o apoio de instituições parceiras, como Energisa, TV Centro América, Fiagril, Instituto Ação Verde e Unicred. Durante as ações, a equipe técnica oferece orientações sobre o plantio correto, indica espécies apropriadas para cada ambiente e fornece informações sobre o cuidado contínuo com as mudas.

Priscilla Silva / Foto: Alair Ribeiro

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 09/01/2025   15:41

TJMT divulga designação do quadro de magistrados diretores dos Foros de 31 comarcas do Estado

 Continuar lendo

 13/01/2025   09:46

Portal do TJMT disponibiliza informações, contatos e materiais destinados à imprensa

 Continuar lendo

 23/01/2025   14:58

Programa de estágio no TJMT é oportunidade de aprendizado e crescimento para estudantes

 Continuar lendo