Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

03.03.2022 16:06

Corregedoria em ação começa em Rondonópolis
Compartilhe
Tamanho do texto:
Até o próximo sábado (5/3) a equipe do Programa Corregedoria em Ação do Poder Judiciário de Mato Grosso atenderá os operadores de Direito (advogados, defensores, promotores), partes, servidores e magistrado, de nove cidades que compõe o Polo VII na região de Rondonópolis. O objetivo é conhecer as necessidades e anseios dos usuários internos e externos do sistema judicial da região que atende cerca de 550 mil pessoas e recebeu entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2022, 99.710 novos processos e baixou 129.571. O horário de atendimento para reclamações e esclarecimentos à população continuará entre 14h e 18h, até o próximo sábado no Fórum de Rondonópolis, seguindo as orientações do Plano de Retorno às Atividades Presenciais (PRPAP).
 
“Recebemos hoje em nossa comarca o Corregedoria em Ação. Uma oportunidade para todos nós. É neste momento que devemos nos expressar, explicar, citarmos nossas angustias e também ouvir para chegarmos a uma situação melhor. Temos boas expectativas, sejam bem vindos a Rondonópolis”, disse o juiz diretor do foro, Renan Carlos Leão Pereira do Nascimento, durante abertura do evento em reunião com gestores de varas e assessores de gabinetes.
 
“Vocês têm prestado um serviço hercúleo. Sem vocês não há Judiciário, assim como sem a magistratura e outras categorias. Somos forte unidos. A CGJ é o ponto de apoio entre vocês e os magistrados. Já tenho bastante tempo de serviço para poder me aposentar, mas penso em contribuir mais, sinto que posso fazer isso e quero fazer. Passamos nossas vidas aqui e podemos sempre fazer melhor”, explanou o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira.
 
Na sequência o juiz auxiliar da CGJ, Emerson Luis Pereira Cajango, fez uso da palavra. “Queremos remover as pedras que os senhores e senhoras encontram no meio do caminho. Queremos entregar um Judiciário célere, ágil e ainda mais confiável. Para isso temos uma especial tarefa. Digitalizar nosso acervo e estarmos 100% eletrônicos. Faltam apenas 24.700 processos no Apolo. Depois disso teremos um base processual única que é o PJe”, pontuou o juiz.
 
“Vocês são aqueles que entregam o processo judicial. A Corregedoria aposta e investe no Primeiro Grau. Toda nossa equipe está voltada a vocês e viemos aqui para lhes dizer isto e apoiar nas melhorias necessárias”, reforçou o coordenador da CGJ, Flávio de Paiva Pinto.
 
Em seguida o juiz auxiliar da CGJ, João Thiago de França Guerra, iniciou a coleta de informações diretamente com os servidores. Ele foi questionado e também trouxe novidades sobre sistemas. “Em relação aos prazos de controle temos sim um desenvolvimento pela melhoria do processo criminal em nível nacional. Ele incomoda a muita gente, não apenas Mato Grosso. Imaginamos que logo teremos uma resposta mais próxima da satisfatória para nossas solicitações”, respondeu o magistrado.
 
A servidora Jeannie Carla Costa Gonçalves participou da reunião e ficou animada com a possibilidade de resolução de um problema.” Eu devo entregar amanhã um documento pedindo uma regulamentação, uma Ordem de Serviço para a Central de distribuição para oficiarem o Distribuidor local para se fazer compensação manual. Ação importante pois necessitamos equiparar o número de processos nas varas”, explicou a analista judiciária da Segunda Vara de Fazenda Pública de Rondonópolis.
 
“É muito bom poder sentir a dificuldade de cada um de vocês. É uma satisfação estar aqui. A atividade é da Corregedoria, mas a Vice-Presidência vai apoiar tudo o que for feito para melhorar nossa atuação”, indicou a vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
 
O Polo VII compreende os municípios de Pedra Preta, Itiquira, Guiratinga, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari e Rondonópolis. Em 2021 o programa passou pelas Comarcas-Polo de Sinop, Cáceres e Tangará da Serra, mas teve que ser suspenso em decorrência da nova onda de Covid. As atividades foram retomadas com toda a segurança possível.
 
Ainda participam da edição do Corregedoria em ação, o juiz auxiliar da CGJ, Eduardo Calmon de Almeida Cézar e a juíza Christiane da Costa Marques Neves. O juiz auxiliar da Vice-Presidência, Aristeu Dias Batista Vilella, a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec-MT), juíza Cristiane Padim da Silva, além do presidente do Nupemec, desembargador Mário Kono e o coordenador da Corregedoria-Geral da Justiça, Flávio de Paiva Pinto.
 
Descrição da Imagem
#ParaTodosVerem#PraCegoVer
Corregedor José Zuquim Nogueira, ao fundo da imagem, em pé, segura o microfone e fala com um grupo de pessoas sentadas em um auditório.
 
 
Leia mais:
Rondonópolis recebe Corregedoria em Ação
 
Ranniery Queiroz/Fotos: Adilson Cunha
Assessor de imprensa CGJ