Conselho julga processos com agilidade
Crimes cometidos há dois anos irão a Júri Popular
O Conselho de Sentença da comarca de Vila Rica julga nesta semana quatro processos de réus presos que cometeram crimes de homicídio doloso ocorridos entre os anos de 2006 e 2007. Para o juiz presidente do Tribunal do Júri, Hugo José Freitas da Silva, o julgamento desses processos representa o cumprimento da prestação jurisdicional de maneira célere, conforme a expectativa da população local. "A realização desses julgamentos leva a sociedade a sensação de que está sendo feito a justiça, seja condenando ou absolvendo os acusados, de acordo com o que a lei estabelece", explicou.
Assim que assumiu a comarca, em 17 de abril deste ano, ele logo agendou os julgamentos e convocou os membros do Tribunal do Júri. Na manhã de hoje, começou o julgamento de um crime cometido em 23 de dezembro de 2006 (Processo no. 07/2008). O réu, acusado de homicídio qualificado, teria assassinado a golpes de faca um homem que trabalhava com ele no cultivo de milho em uma fazenda na zona rural da cidade. A tese da defesa sustenta que o homem, que confessou a autoria, agiu em legítima defesa.
Conforme a pauta de julgamento, o Conselho de Sentença se reúne novamente na próxima quarta-feira (7/05). Na ocasião será levado a Júri Popular, um réu acusado de assassinar a golpes de paulada um homem na porta da sua casa, em fevereiro de 2006. O acusado foi preso em flagrante e confessou o crime (processo 17/2006).
Na próxima sexta-feira (9/5), o Tribunal do Júri da comarca irá se reunir pela terceira vez para julgar o processo 29/2008, cujo réu é acusado de homicídio triplamente qualificado, provocação de aborto sem o consentimento da gestante e ocultação de cadáver. Ele teria asfixiado a mulher com um travesseiro e enterrado o corpo dela no quintal da sua residência. O crime aconteceu na madrugada de julho de 2007.
E o quarto e último julgamento previsto no cronograma para este mês será no dia 12, próxima segunda-feira. Será submetido a Júri Popular um réu acusado de ter assassinado um homem com dois tiros de arma de fogo em uma chácara de sua propriedade. O crime aconteceu em abril de 2006.
Vila Rica fica localizada a
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
(65) 3617-3393/3394
Poder Judiciário de Mato Grosso
Importante para cidadania. Importante para você