acessibilidade do site.

 21/09/2009   17:22 

Compartilhe: 

Lançamento do Projudi é realizado em comarca

Comarca de Tangará da Serra recebe lançamento de Projudi

 

            A Comarca de Tangará da Serra (distante a 239 km ao médio-norte de Cuiabá) recebeu hoje (21/9) a instalação do Processo Judicial Digital (Projudi). O lançamento ocorreu durante a programação da quarta audiência pública realizada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, sob a coordenação da Comissão de Atividades Programáticas do Poder e de Racionalização dos Serviços Judiciários do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, presidida pelo desembargador José Ferreira Leite. Presente ao ato o corregedor-geral de Justiça, desembargador Manoel Ornellas de Almeida, destacou ser o Projudi um projeto ecológico, por não utilizar mais processos em papel. ”É um projeto de fácil manuseio que pode ser movimentado durante as 24 horas do dia. Além de ser um projeto ecológico. Não utilizamos papel“, sublinhou.

 

O sistema permite que o operador do Direito peticione ou acompanhe seu processo on line de qualquer lugar, a qualquer horário; assim como o magistrado que pode realizar as decisões e despachos de forma virtual com celeridade e segurança. “O Projudi facilita a vida do cidadão, com o desaparecimento do papel”, ressaltou o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral Aristeu Dias Batista Vilella, lembrando que a expansão para as comarcas do interior do Estado faz parte do Planejamento Estratégico da Administração do TJMT para o biênio 2009/2011.

  

E para colocar em prática o sistema, os servidores do Juizado Especial Cível da Comarca de Tangará da Serra iniciaram hoje mesmo os treinamentos para aprenderem o seu manuseio. “É nosso primeiro dia de contato Temos uma ótima expectativa para o funcionamento do sistema“, enfatizou a gestora do juizado Luciana Tognon.

              Segundo dados da Corregedoria-Geral da Justiça, cerca de 29 mil ações foram protocolizadas pelo Projudi desde o início de sua implantação em Mato Grosso, que ocorreu nos juizados especiais cíveis da Comarca de Cuiabá. Seguindo os preceitos da celeridade, imparcialidade e transparência, a instalação do sistema teve estudos de velocidade de link, além da capacitação dos servidores. Os processos de papel ajuizados antes da instalação do Projudi continuam tramitando normalmente. A previsão é que seja instalado, até dezembro deste ano, em outros 19 juizados especiais das comarcas do Estado. “O processo digital deixará a Justiça mais célere. Exatamente o que os jurisdicionados querem“, exaltou o juiz diretor do Foro Jamilson Haddad.

            “Será uma forma de mostrarmos mais claramente como a Justiça funciona aos nossos clientes, a principal parte interessada de todo esse projeto e agora poderemos fazer isso de nossos escritórios“, destacou a advogada Michele Beutinger de Mattos.

  

 

Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

 imprensa@tj.mt.gov.br