Sistema de gestão de pessoas web começa a operar

A primeira etapa do SGP é o módulo de nomeações dos novos servidores que chegam ao Poder Judiciário, sejam concursados ou comissionados. Conforme explica o gerente de projetos da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), Elton Nolasco, o novo sistema envia um convite no formato de link para o e-mail do futuro servidor e a própria pessoa faz o pré-cadastro e anexa a documentação necessária, tirando essa responsabilidade da área de RH.
“Agora é responsabilidade de quem está entrando no Poder Judiciário cadastrar todo o formulário e anexar as certidões. O RH agora só recebe as informações e faz um verdadeiro checklist, elabora os atos e portarias de nomeação dentro do sistema e movimenta para a presidência. O presidente assina digitalmente, dispara para o DJE e retorna a informação para o sistema”, orienta ele.

“O grande ganho para o Poder Judiciário é essa transição, de deixar de ter a responsabilidade interna do RH de cadastrar todos os servidores e passar isso para a pessoa da ponta final que deve incluir seus documentos e dados. A parte burocrática vai ficar para quem quer entrar no Poder Judiciário. Eles terão que dar celeridade ao processo para tomar posse. Isso desafoga de forma considerável a demanda do RH hoje”, ressalta o controlador de projetos da CTI, Jeimyson Souza.
De acordo com os profissionais, a tecnologia empregada no SGP-WEB é o que existe de melhor no mercado de tecnologia da informação, utilizada em grandes corporações, como Facebook, Globo, Google e Linkedin.
Após essa primeira etapa com as nomeações, os próximos módulos trabalhados no novo sistema serão ponto, afastamento, central de férias, central de dentre outros. “Conforme o grau de urgência da CRH, vamos migrando e refazendo dentro dessa metodologia. Já estão mapeados mais de dez módulos”, afirma Elton.
As comarcas também terão seu papel de responsabilidade dentro do SGP-WEB. Competirá às unidades judiciárias o envio do link com o convite para os servidores que serão nomeados. “Cada comarca vai ter o controle de suas vagas. A CRH só fará o ato de nomeação e um segundo checklist na primeira instância”, esclarece o gerente de projetos, destacando que foi realizado treinamento com integrantes das 79 comarcas entre os dias 4 e 11 de novembro.
A equipe que tornou o novo sistema realidade é composta pelos servidores Elton Nolasco, Jeimyson Souza, Thiago Torres, Paulo Tarcio, André Praeiro, Alex Leocadio, Erlon Souza, Gabriel Simplicio, Rafael Pinho, Yuri Leoni, Édipo Juan, Nelson Correa, Henrique Ribeiro e Roger Sborchia.
Dúvidas e informações sobre o GPS-WEB podem ser esclarecidas pela Central de Atendimento da TI, pelo telefone: (65) 3617-3189.
Leia também:
Mylena Brun/ Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409