Professor Germano explica o “se” redundante

Em seu artigo publicado na sexta-feira (9 de setembro), o professor demonstra como o “se” é redundante em muitas orações onde o verbo está no infinitivo, a exemplo de “lugar cada vez melhor para se viver”, “o charme de se morar bem”, ou “a ocupação ordenada é a forma mais eficaz para se evitar invasões”. Basta tirar o “se” e as orações ficam corretas.
“A grande verdade é que o inadequado emprego desse se – acorrentado ao infinitivo impessoal preposicionado – é tão frequente que, nem sempre, percebemos a excrescência. Encontramos a pérola não só nos jornais e revistas. Nos livros de doutrina jurídica, ela também está lá, pomposa que só”, pontua o professor.
Quer entender melhor a dica dada pelo professor sobre este assunto? Leia o texto do professor Germano, que já está disponível no Portal do Poder Judiciário de Mato Grosso (www.tjmt.jus.br) e também na rede social Facebook (fb.com/poderjudiciariomt).
Confira AQUI a dica sobre o “se” intruso.
Veja também outras dicas abaixo:
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409