Estado ou estado?
O vocábulo “estado” foi motivo de discussão no decorrer dos anos, muitos não sabem se o termo deve ser escrito com a inicial maiúscula ou minúscula. Com objetivo de esclarecer as dúvidas a respeito deste assunto, o professor Germano Aleixo Filho escreveu um artigo sobre isso.
Segundo o professor, alguns dicionários se revelam omissos a respeito de unidade da Federação. Ainda de acordo com ele, há dicionários que acolhem a maiúscula, enquanto, em contrapartida, outros preferem a minúscula.
“Consideremos agora algo à feição disto: A divisa dos Estados de São Paulo e do Paraná é marcada por um rio. Sacconi privilegia a maiúscula. Não é o que faz Cegalla: Na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina... E daí? Cabem as duas, sem mais talvez” explica o professor.
Para saber qual o modo correto de escrever, leia o texto completo no quadro Dicas do Professor Germano , disponível no Portal do Poder Judiciário.
Clique AQUI e leia o artigo na íntegra. Nos links abaixo saiba sobre outros assuntos.
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409











