Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.05.2015 15:07

Poder Judiciário investe em educação
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Poder Judiciário de Mato Grosso está cada vez mais próximo do cidadão. Nesse caminho, desenvolve ações socialmente responsáveis, firma parcerias, dá transparência às suas decisões e investe em educação. Na manhã desta sexta-feira (22 de maio), o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo da Cunha, e a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip, assinaram um termo de cooperação técnica com a Polícia Judiciária Civil, a Polícia Militar e a Academia Mato-grossense de Letras para ampliação do programa ‘Poder Judiciário na Escola’.
 
A partir desse ato, ficou instituído o projeto ‘Justiça se Aprende na Escola’, com objetivo de levar conhecimento às crianças e adolescentes do Estado, bem como divulgar as ações e funções das entidades que compõem a rede com interesse no Sistema de Justiça. “Investimos nas crianças porque elas são multiplicadoras de informação. E é importante começarmos com esses ensinamentos logo cedo, uma vez que isso reflete no futuro e ajuda a moldar a vida da criança para um convívio harmonioso em sociedade”, enfatiza o presidente Paulo da Cunha.
 
Para a desembargadora Maria Erotides, há uma importante relação entre a missão do Judiciário – de dar a cada um o seu direito, mediar conflitos e dizer o que é legítimo, a transparência da Justiça e a educação. “Um mundo melhor começa pela educação. E se nos propomos a ir às escolas, estamos ajudando a mudar o mundo. Nós temos o dever institucional de ser transparentes e mostrar como fazemos Justiça. E as crianças precisam conhecer desde cedo aquilo que lhes é dado por direito, pela lei, para saberem como se defender”, afirma a corregedora.
 
Os novos parceiros do Poder Judiciário vão caminhar nessa mesma direção e levar informações para os estudantes de escolas públicas em todo o Estado. A Polícia Civil vai apresentar o programa ‘De Cara Limpa Contra as Drogas’ que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes tenham contato com o mundo das drogas. “É uma satisfação participar do projeto do Poder Judiciário e compor essa rede de parceiros. Acreditamos que investir nas crianças e na educação realmente é o caminho para combatermos o uso das drogas”, considera o delegado geral da PJC, Adriano Peralta Moraes.
 
De acordo com o coronel da PM Róberson Dias Pereira, o projeto tende a melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes, além de auxiliar diretamente no combate à criminalidade. “O benefício de ações como essa é imensurável, uma vez que envolve não só os estudantes como também a família e a escola”, pontua.
 
Com a assinatura do termo de cooperação, os programas já desenvolvidos pelas instituições parceiras – como o ‘De Cara Limpa Contra as Drogas’ e o ‘Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)’ - passam a compor o projeto ‘Justiça se Aprende na Escola’.
 
Leia mais:
 
Judiciário na Escola vira programa permanente
 
Judiciário na Escola será lançado este mês
 
 
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777