Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.06.2017 08:27

Primavera do Leste implanta Projeto Padrinhos
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Projeto Padrinhos foi lançado em Primavera do Leste (a 231km de Cuiabá), na tarde desta quinta-feira (22 de junho). O evento contou com a presença da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, e do juiz auxiliar da CGJ-MT Aristeu Dias Batista Vilella. Esta é a 25ª comarca mato-grossense a implantar o projeto que visa envolver a sociedade e incentivar aqueles que não têm interesse na adoção ou guarda a contribuir para um futuro melhor das crianças (acima de 7 anos) e adolescentes acolhidos.
 
De acordo com a juíza da Vara da Infância e Juventude, Lidiane de Almeida Anastácio Pampado, Primavera do Leste possui 21 crianças e adolescentes acolhidos em duas instituições: Lar Maria das Graças e Casa Lar. Dessas, um terço tem o perfil para apadrinhamento. “É com grande satisfação que lançamento oficialmente o Padrinhos, que na minha concepção é o projeto do amor. Ele vem justamente em forma de aconchego, amor e carinho para aqueles com possibilidade remota de adoção”, disse a magistrada, acrescentando que a iniciativa é uma referência de individualidade para o apadrinhado.
 
Lidiane Pampado afirmou que a implantação do Padrinhos é também um chamado para que a sociedade conheça as instituições e os acolhidos. “Eles precisam disso”, afirmou. A desembargadora corregedora Maria Aparecida Ribeiro destacou a importância do apadrinhamento na vida de uma criança e parabenizou a comarca de Primavera pela instalação. “Padrinho é uma palavra sagrada. Quando escolhemos padrinhos para nossos filhos é como se escolhêssemos pessoas para nos substituir na educação, no carinho e no afeto para com eles. São pessoas intimamente ligadas a nós e nas quais confiamos”, lembrou.
 
A corregedora reforçou que a iniciativa beneficia crianças e adolescentes com poucas chances de inserção em uma família substituta e que os dois lados têm a ganhar. “O que eles desejam é muito pouco e o que precisam é justamente o que podemos dar: carinho, amor e atenção. E para isso não precisamos de recursos financeiros, apenas de vontade e sensibilidade”, considerou. Maria Aparecida Ribeiro disse ainda quem a CGJ-MT está trabalhando para o fortalecimento desse projeto e para o estabelecimento do serviço de família acolhedora em Mato Grosso. Contou a experiência vivenciada por ela e equipe em Cascavel (PR) e que o programa já está em implantação. “Certamente olhando para as nossas crianças teremos um país melhor no futuro”, garantiu.
 
O evento contou com apresentação cultural do Grupo Municipal de Dança, exibição de reportagens sobre o projeto e de vídeo com depoimento dos jovens institucionalizados. Participaram da solenidade o vice-prefeito José Alécio Michelon, a diretora do Fórum de Primavera do Leste, juíza Patrícia Cristiane Moreira, o secretário Municipal de Educação e Esporte, Wanderson Lana, o representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Roger Neves, o defensor público Leandro Jesus Pizarro Torrano, além de magistrados, servidores do Poder Judiciário e convidados.
 
Formação - A capacitação da equipe multidisciplinar do juízo e dos responsáveis pelas instituições de acolhimento ocorreu na quarta-feira (21 de junho), pelas assistentes sociais da Ceja. No curso, eles aprenderam o que é o projeto, como ele funciona, quais as modalidades de apadrinhamento e qual o público atendido.
 
Conheça - O Padrinhos é uma iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT), por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja). Ele foi instituído em 2008 com o objetivo de oferecer melhores condições ao desenvolvimento infantojuvenil, como forma de minimizar sofrimentos causados pela falta do convívio familiar e comunitário.
 
As modalidades de apadrinhamento são:
- Afetivo = é aquele que dedica parte do tempo para a criança ou o adolescente, faz visitas regularmente, compartilha momentos especiais nos fins de semana, feriados ou férias escolares.
- Provedor = é quem dá suporte financeiro às crianças e adolescentes por meio de doação de material escolar, calçados, pertences de uso pessoal ou com patrocínio de cursos profissionalizantes, artísticos, educacionais e esportivos.
- Prestador de serviços = normalmente é um profissional liberal que se cadastra para atender às crianças e aos adolescentes conforme sua especialidade de trabalho (dentista, médico, professor, etc.).
 
Saiba mais sobre o projeto aqui
 
Leia mais:
 
Porto Alegre do Norte implanta Projeto Padrinhos
 
 
Ana Luíza Anache
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777