Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

18.08.2017 17:13

Magistrados participam de mais um módulo de MBA
Compartilhe
Tamanho do texto:

Elementos e Métodos de Negociação Eficaz é o tema da 18ª aula da Quarta Turma do Programa de Pós-Graduação- MBA – em Poder Judiciário realizado pela Escola Superior da Magistratura (Esmagis - MT) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
 
As aulas são direcionadas a 47 magistrados. Nesse módulo, os participantes recebem noções sobre mecanismos de negociação. O objetivo da disciplina é fornecer, numa visão prática e crítica, o valor das técnicas de negociação como instrumento de gestão das relações nos mais diversos ambientes.
 
O curso é ministrado pelo professor pós-doutorado no Program on Negotiation de Harvard, Yann Duzert. “Estamos falando de negociação que permite aumentar a realização e o valor de acordos, assim como a produtividade para fechar esses acordos dentro da realidade dos juízes, sejam em negociações internas ou até mesmo negociação com o público externo do Tribunal de Justiça”, explicou o professor.
 
Durante a aula, Yann apresentou uma técnica moderna chamada “Negotiation” que traz a inovação da biologia do comportamento e da transformação digital aplicada à negociação. “O ser humano passa 80% da vida dele negociando, e se cada vez que negociar se transformar em conflito, dor de cabeça, nós estaremos arruinando a nossa vida, então precisamos encarar a negociação como um desafio, tornar o processo mais prazeroso ou talvez mais lúdico. São essas noções que estamos trazendo para os magistrados”, acrescentou.
 
O desembargador Marcos Machado é um dos alunos do curso e afirmou que o tema apresentado nesse módulo do MBA é um método totalmente longe da realidade dos juízes na sua formação curricular ou atividade forense, por isso a grande importância para os que estão fazendo a pós-graduação. “Isso é uma evolução que nós temos assistido no mundo. É uma mudança de mentalidade para que se tenha a judicialização em último momento. Todos os instrumentos, formas de relacionamento, diálogo e conversação é que devem prevalecer”, destacou o magistrado.
 
 
Para Machado esse é um dos módulos mais importantes para a formação de juízes, inclusive para os magistrados que estão na área criminal, como ele. “Quero crer que nós podemos, inclusive na área penal, observar nas audiências admonitórias essa educação que o juiz tem que ter no momento em que ele passa a execução da pena, porque a expressão da sentença criminal é muito importante. O condenado precisa entender os efeitos e a necessidade e o porquê da sentença, da condenação”, exemplificou o desembargador.
 
Já o juiz da Comarca de Nova Canaã do Norte (699 km ao Norte de Cuiabá), Fernando Kendi Ishikawa, afirmou que o tema é importante para que o magistrado possa executar o seu trabalho diário, que é de muitos processos, de forma mais direta com as partes. “Dá-nos uma visão de como entender psicologicamente qual a problemática envolvendo a situação que levou a pessoa a procurar o Judiciário, e segundo, poder desarmar as partes para que elas possam chegar a um entendimento”, observou o magistrado.
 
A 18ª etapa do curso começou nessa sexta-feira e terminará no sábado.
 
Mára Santos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409