
Poder Judiciário de Mato Grosso
Notícias
12.04.2018 09:26
TJ promove ciclo de palestras sobre AutismoAlém das palestras, no evento também haverá roda de conversa entre os profissionais palestrantes e os participantes. “A ideia é proporcionar a troca de experiências, dar respostas às dúvidas das pessoas, promover esclarecimento e a conscientização em relação chamado Transtorno de Espectro Autista - o TEA, que como o próprio nome aponta, é um espectro”, destaca a coordenadora do evento Jane Selma Barbosa, servidora da Coordenadoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
O diagnóstico de transtorno do espectro autista é um passo fundamental para um bom plano de tratamento. Deve ser o resultado de uma avaliação minuciosa e cuidadosa, feita por equipe multiprofissional e com experiência nesse tipo de atividade.
Para Washington Heder de Castro Vasconcelos, pai da Larissa, a procura de tratamento para o autismo faz a diferença. “Existem pais que não querem ver o autismo. Nós desde o início corremos atrás, pois percebemos que o comportamento nossa filha não era normal. Mesmo não tendo diagnóstico já fazíamos intervenções com terapias, o que podíamos fazer em relação às terapias já estávamos fazendo, mas precisávamos ter um diagnóstico. Os médicos diziam que não precisávamos desse resultado, o que era preciso fazer estávamos fazendo, mas eu queria uma resposta porque minha filha, apesar de estar ouvindo, não desenvolvia a fala. Então tudo que nós fizemos foi fundamental para a Larissa. A intervenção precoce foi fundamental para ela se desenvolver, hoje ela pode fazer tudo que faz, porque a gente interveio desde o início” destacou o pai.
Para quem se interessa em saber mais do assunto, a página da AMA - Associação de Amigos do Autista de Cuiabá está disponível no Facebook.
Cleci Pavlack/ Fotos:Otmar de Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409