Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.05.2018 11:05

Comarca promove evento sobre abuso infanti
Compartilhe
Tamanho do texto:
Os agentes da Infância e Juventude da Comarca de Primavera do Leste (231 km ao sul de Cuiabá) realizaram o “Seminário 18 de maio”, que marca a campanha de prevenção e enfrentamento à violência, abuso e exploração de crianças e adolescentes.
 
O evento foi direcionado a representantes de escolas públicas municipais e estaduais de Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste – município atendido pela comarca –, além de profissionais da rede de proteção à infância e juventude, tais como Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar e Ministério Público Estadual.
 
A programação contou com a palestra “Infância, educação e cidadania: a natureza dos conceitos”, proferida pelo prof. Ms. Emerson Arruda e roda de conversa com a promotora de justiça Ana Medeiros e a juíza da Vara de Infância e Juventude de Primavera do Leste, Lidiane Pampado.
 
Para a magistrada, é muito importante promover a conscientização dos profissionais que possuem contato diário com as crianças e adolescentes para quem possam denunciar e fazer cessar a exploração sexual infanto-juvenil. “Muitas vezes a criança não fala para a mãe, mas consegue se abrir com a professora, por exemplo. Muitos casos chegam ao conselho porque os professores percebem a mudança no comportamento. Eles têm que ter essa consciência, de que às vezes a criança está sofrendo por anos e não tem confiança de falar para a mãe porque se sente culpada do abuso. Se ela tem uma relação de confiança com os profissionais da educação, pode sentir segurança para contar”, enfatiza.
 
Dentre os assuntos abordados no seminário, destacaram-se a construção da infância, o processo de construção de uma nação de valor pela educação e a cidadania mostrada da conquista à formação dialética do sujeito.
 
Na avaliação do agente da Infância Widney Alves, “o evento trouxe um conteúdo muito rico, com conceitos importantes, o papel da escola no contexto de abusos, dificuldades na rotina. Nosso objetivo, que era promover o diálogo e trazer esse debate para a sociedade, foi alcançado”.
 
O seminário também rendeu bons frutos além do conhecimento adquirido pelos participantes. Foi elaborada a proposta de início de um fórum permanente para discutir os assuntos da educação com a rede de proteção às crianças e adolescentes.
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409