Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.10.2018 14:31

TJMT traz Kay Pranis para ministrar workshop
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, realiza nesta quinta e sexta-feira (18 e 19 de outubro) o “Workshop de Aprofundamento e Supervisão de Práticas da Justiça Restaurativa”. O evento ocorre na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, das 9h às 17h, e contará com a presença da professora norte-americana Kay Pranis, idealizadora dos processos circulares da Justiça Restaurativa, que ministrará palestras durante os dois dias.
 
Ao todo, foram disponibilizadas 100 vagas para um público heterogêneo, como magistrados e servidores do Judiciário, e também para aqueles que trabalham, de forma direta ou indireta, auxiliando na efetivação das decisões da justiça, como redes, entidades e órgãos públicos.
 
Para o coordenador do NugJur, juiz auxiliar da Presidência Túlio Duailibi Alves Souza, esse workshop significa a consolidação da política de Justiça Restaurativa, da difusão da cultura da paz, e a disposição do Poder Judiciário em investir nesse tipo de política judiciária, que é totalmente diferente do modelo de justiça tradicional.
 
“O Judiciário de Mato Grosso canaliza investimentos tanto para o sistema de justiça tradicional, que é a nossa atividade finalística, que é julgar processos e investir nas rotinas de trabalho de processos, como também investe em métodos adequados, a exemplo do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec) e NugJur”, destacou.
 
O magistrado disse que durante os dois dias de evento Kay Pranis vai dialogar sobre os processos circulares, bem como as experiências dela nos Estados Unidos e Canadá. “Estamos trabalhando a difusão da política da Justiça Restaurativa e os processos circulares são uma das ferramentas dessa prática”, frisou.
 
Quando se fala em Justiça Restaurativa, nos moldes do NugJur, e a difusão da cultura da paz, tenta-se enxergar o Judiciário como indutor dessa política e não somente como executor de tal prática. Foi o que explicou Túlio Duailibi acerca da importância de proporcionar um evento como este, direcionado para o público que estará presente.
 
“Será uma oportunidade de captar, aprender, assimilar experiências, porque, mais do que conhecimento, é você ver ali, na troca de experiências, o que realmente se faz”, afirmou.
 
Palestrante - Kay Pranis conduz desde 1998 treinamentos em Processos Circulares nas mais variadas comunidades: de escolas a presídios, de empresas a igrejas, e em cidades rurais em toda parte nos Estados Unidos e em outros países.
 
Com esse trabalho, o objetivo de Kay é criar espaços onde as pessoas possam estar em conexão umas com as outras. A experiência de Kay como mãe e ativista comunitária formam o alicerce de sua visão para a construção da paz e construção de comunidade.
 
 
Dani Cunha/Fotos: Otmar de Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409