Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.01.2019 11:14

Corregedoria lança cadastro online de interinos para cartórios
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ) lançou nesta semana uma nova ferramenta que vai facilitar o processo de designação de interinos para os cartórios extrajudiciais em momentos de vacância. É o formulário on line para ‘Cadastro de Interinos’, disponibilizado no site da Corregedoria, que permitirá que os interessados em assumir a função possam se inscrever previamente.
 
Segundo a juíza auxiliar da Corregedoria Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, o próprio interessado deve acessar a página, criar uma senha e fazer o cadastro, tudo pela internet. Os requisitos para se cadastrar são: ter no mínimo 21 anos, ser bacharel em Direito ou ter 10 anos de experiência em cartório, e apresentar certidão negativa na Justiça Estadual e Federal.
 
Quando houver a vacância, o processo de seleção será feito com base em uma análise da Corregedoria, dentre os inscritos no cadastro. “Quando precisarmos indicar um interino, a CGJ vai fazer uma avaliação com entrevista, avaliação de currículo, análise da experiência que a pessoa tem e a proximidade com o cartório que está vago”, explicou a magistrada.
 
Antigamente, a designação de um interino era feita por cada juiz diretor do Foro. Mas, com a edição do Provimento nº 7/2018 do Conselho Nacional de Justiça, a atribuição passou para a CGJ. Por isso foi criado o ‘Cadastro de Interinos’. Saiba mais AQUI.
 
“O juiz da comarca, ao vagar essa escrivania, vai comunicar a Corregedoria, que então designará um interino. Já vamos ter os dados, as certidões, a manifestação de interesse desse empregado, e isso vai facilitar muito o processo. Quando há vaga em um cartório, temos pressa para designar um substituto”.
 
Edleuza Zorgetti destacou que além da celeridade no processo de designação, a ferramenta também proporcionará mais segurança jurídica. “Pelo cadastro poderemos designar alguém que já cumpre todos os requisitos necessários. A finalidade é a maior celeridade e a qualidade dos serviços”, asseverou.
 
Ao todo, em Mato Grosso existem 244 serventias extrajudiciais.
 
Acesse AQUI o Cadastro de Interinos.
 
 
Lígia Saito (texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409