Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

14.10.2019 15:55

Ferramenta promove inclusão de pessoas cegas nas redes sociais do Judiciário Estadual
Compartilhe
Tamanho do texto:
 A partir de agora todo o conteúdo digital das redes sociais do Poder Judiciário de Mato Grosso conta com a ferramenta de audiodescrição de imagem. Essa é mais uma medida de acessibilidade adotada pela Justiça estadual para facilitar o acesso de pessoas cegas às publicações do Instagram e Twitter, uma forma de garantir transparência e de estar cada vez mais próximo do cidadão. A ação atende a Resolução 215 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata sobre o acesso à informação e aplicação da Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) e a transparência na divulgação das atividades dos órgãos do Poder Judiciário.
 
A iniciativa é da Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado, responsável pelo gerenciamento das redes sociais. De acordo com a diretora de Imprensa e Novas Mídias, Mariana Vianna, essa plataforma vai impactar diretamente na acessibilidade para pessoas cegas. “O Poder Judiciário de Mato Grosso está cada vez mais acessível para a população. A ferramenta de audiodescrição é muito importante para alcançar todos os públicos e é esse o nosso maior objetivo, levar informação para todas as pessoas”, afirma.
 
Mariana Vianna explica que o trabalho da equipe será feito de forma particular para que a produção do conteúdo atenda da melhor forma esse público. “O conteúdo vai ser bastante específico porque nossos profissionais vão ter que se colocar no lugar de uma pessoa cega para que consiga sentir exatamente a emoção daquela peça publicitária, daquele post”.
 
A social media da Coordenadoria de Comunicação, Ana Cristina Serra, reitera a garantia da inclusão social com as publicações autoexplicativas. “Serão elaborados textos descritivos para todos os posts do Instagram e Twitter com os detalhes das imagens, como cores, simetrias e outros itens exclusivos para pessoas cegas. Basta ativar a função de audiodescrição no telefone celular e já terá acesso a todas as informações das nossas redes sociais”, acrescenta.
 
Para ativar a opção no sistema Android basta apertar o botão de volume + e – ao mesmo tempo. Para aparelhos com sistema IOS, acesse configurações - toque em Geral – Acessibilidade – VoiceOver pra ativá-lo ou desativá-lo.
 
Para a presidente da Associação Mato-grossense dos Cegos, Keli Cristina Ramos de Oliveira, a iniciativa da Coordenadoria de Comunicação vai dar oportunidade à pessoa com deficiência de ter mais informações do que é produzido pelo Poder Judiciário. Ela utiliza no dia a dia o leitor de tela do sistema Android, mas diz que o mesmo não é feito com fotos que estejam na matéria. Por isso ela enfatiza a importância da ferramenta de audiodescrição de imagem.
 
“Com a audiodescrição que é feita, a pessoa pode imaginar a cena como está naquela foto, não vamos precisar ficar pedindo para alguém que enxerga olhar e descrever o que é ou onde está localizada aquela imagem. Isso é acessibilidade, isso é de fato incluir as pessoas com deficiência”, afirma
 
Mais do que criar conteúdo, é primordial trabalhar a acessibilidade para que o material chegue a todo cidadão. A coordenadora e supervisora da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário de Mato Grosso, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho destacou a importância dessa iniciativa, que vai ao encontro das ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito do judiciário estadual.
 
“Essa será mais uma ferramenta de suporte para que se tenham mais acessos às notícias e ações relacionadas à justiça mato-grossense, é um grande avanço. Temos que obedecer a resolução do CNJ no sentido de acessibilidade e inclusão social e estamos trabalhando com esse intuito para atender as exigências e garantir que todos possam estar inseridos dentro desse contexto”, comenta a magistrada.
 
O recurso de descrição de imagem já é utilizado pelo CNJ e também por outros tribunais, com a hashtag #PraCegoVer.
 
Acesse as redes sociais do Poder Judiciário de Mato Grosso:
 
Instagram 
 
Twitter
 
Facebook 
 
Veja AQUI as reportagens da TV.Jus e AQUI as notícias da Rádio Estação TJ.
 
Dani Cunha/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409