Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

02.12.2019 10:52

Palestra marcará Dia Internacional do Voluntário na próxima quinta-feira
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Para marcar o Dia Internacional do Voluntário, o Poder Judiciário de Mato Grosso, em parceria com o programa de Voluntários das Nações Unidas e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizará na próxima quinta-feira (5 de dezembro) a palestra “O papel do voluntariado na missão da ONU: retrato da experiência em Mato Grosso”.
 
A palestra será proferida pelo coordenador local do Programa de Voluntários das Nações Unidas, Luis Pedroso, a partir das 14h, no auditório Gervásio Leite, na sede do Tribunal de Justiça. A entrada é gratuita, aberta ao público e não requer inscrição prévia.
 
“A atividade é uma celebração do Dia Internacional do Voluntário, que é no dia 5. Vamos abordar o papel do voluntário nas Nações Unidas, tanto em Mato Grosso quanto no Brasil e no mundo. Vou apresentar um panorama da atuação da ONU no Estado de Mato Grosso, e os valores e princípios que guiam o voluntariado”, explicou. Segundo ele, aqueles que têm interesse em ser voluntário da ONU também vão poder conhecer um pouco mais do trabalho.
 
Desde agosto, um grupo de 31 voluntários ligados à Organização Nações Unidas (ONU) vem prestando serviços ao Poder Judiciário de Mato Grosso por meio de uma força-tarefa, enviada ao Estado por meio de um acordo de cooperação técnica internacional para o desenvolvimento de projetos para o sistema prisional do Brasil entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o TJMT.
 
O grupo trabalhou na implantação dos processos de execução penal, que tramitavam de forma física, no Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU). Este mês, com a conclusão dos trabalhos de maneira antecipada, o grupo foi realocado numa nova missão: a digitalização do acervo físico das unidades judiciárias do Fórum da Capital para a inclusão na plataforma do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
 
Em Mato Grosso, os trabalhos relativos aos processos de execução penal começaram em janeiro de 2019, com o início da limpeza do Núcleo de Execuções Penais de Cuiabá, e ganhou força em agosto, quando os voluntários da Organização das Nações Unidas (ONU) passaram a trabalhar na implantação dos processos no novo sistema.
 
O Programa de Voluntários das Nações Unidas mobiliza voluntários, nacional e internacionalmente, para atuar em projetos de desenvolvimento dos seus parceiros, que variam entre as diferentes agências das Nações Unidas, governos e a própria sociedade civil em geral. Além disso, os voluntários são recrutados para atuar em projetos humanitários, programas eleitorais e missões de paz da ONU.
 
 
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394