Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

28.02.2020 15:30

Nova plataforma para desenvolvimento de projetos garante mais agilidade e economia
Compartilhe
Tamanho do texto:
 O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) conta com mais um auxílio tecnológico para aprimorar a estrutura predial oferecida aos magistrados, servidores e usuários da Justiça. A nova ferramenta é um software que usa a metodologia BIM - Building Information Modeling (Modelagem das Informações da Construção). O Departamento de Obras do TJMT passará a usar a plataforma para representar graficamente, em 3D, as características físicas e funcionais dos elementos de um projeto.
 
Conforme o diretor de Obras do TJMT, Diogo Gonçalves, essa ferramenta atende as necessidades do departamento e dará um salto na qualidade do trabalho desempenhado pela equipe. “Esse modelo nos fornece um maior controle nas nossas planilhas orçamentárias e posteriormente no acompanhamento das obras. Ela possibilita a centralização num banco de dados próprio e nacional, das nossas planilhas orçamentárias”, disse.
 
O diretor ainda emendou que “uma vez que temos o banco centralizado ganhamos mais agilidade, na concepção de novos orçamentos. Podemos também utilizar o mesmo serviço em outras obras; há a padronização das rotinas e temos maior controle nas fases pós-licitação”.
 
Diogo explicou que o TJMT dá um importante passo para que parte da cadeia de fornecedores de engenharia (empresas de projetos e orçamentos) passe a trabalhar com o que é tendência mundial em tecnologia para construção. As ferramentas utilizadas na metodologia BIM permitem simular o comportamento de uma edificação frente a questões climáticas, de segurança, energética e de consumo de materiais, além da durabilidade e da vida útil dos materiais escolhidos.
 
Já diretora de Banco de dados da CTI, Geyza Alice Bianconi, reiterou que o departamento de obras solicitou essa demanda para a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI). “Nós da TI viabilizamos a contratação dessa plataforma. O departamento de obras ganha tanto no prévio quanto no pós-licitação. No prévio para a elaboração dos projetos e no pós no acompanhamento das obras. Além disso, nós fizemos contrato por 3 anos o que garante mais segurança ao departamento”, destacou.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409