Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

08.07.2020 08:17

Número de sentenças cresce 14,35% nos Juizados Especiais durante teletrabalho
Compartilhe
Tamanho do texto:
Os Juizados Especiais do Poder Judiciário de Mato Grosso registraram um aumento de 14,35% no número de sentenças durante o regime de teletrabalho, em comparação aos primeiros meses de 2020, quando as atividades eram presenciais. No período de isolamento, foram proferidas por semana, em média, 2.967 sentenças pelos magistrados dos Juizados Especiais, enquanto a média no pré-isolamento era de 2.595 sentenças por semana.
 
O aumento do número de sentenças nos Juizados Especiais segue um padrão já identificado em toda a Justiça Estadual, que durante o período de isolamento produziu, em média, 6.579 sentenças por semana, um crescimento de 9,31% se comparado ao período de pré-isolamento, quando foram produzidas, em média, 6.019 sentenças por semana.
 
Os números fazem parte de um levantamento semanal realizado pela Coordenadoria de Planejamento (Coplan) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, determinado pelo presidente, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, para medir a produtividade da Justiça Estadual durante a pandemia de coronavírus. O relatório considerou período de pré-isolamento de 01/01/2020 a 15/03/2020 e, como período de isolamento, de 16 de março até a última atualização, em 05 de julho.
 
O relatório da Coplan também apontou um aumento considerável no número de processos baixados nos Juizados Especiais, que saltou da média de 1.871 baixas por semana para 2.988 baixas semanais, um crescimento de 59,7%.
 
Um processo é baixado quando é resolvido pela Justiça, pelo menos na instância em que ele tramitava. Ele pode então ser enviado a outro tribunal ou instância ou ser arquivado definitivamente. A baixa de processos interfere diretamente no estoque dos tribunais, um dos indicadores de desempenho avaliados pelo CNJ.
 
Nadja Vasques
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Imprensa@tjmt.jus.br