Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.09.2020 13:18

Capacitação ofertada pela Corregedoria vai aperfeiçoar gestão no foro extrajudicial
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) deu início, na manhã desta terça-feira (15 de setembro), ao webinar “Encontro sobre gestão administrativa das serventias extrajudiciais do Estado de Mato Grosso” destinado aos cartorários que respondem interinamente pelas serventias do foro extrajudicial do Estado, que ainda estão sem titular. O objetivo é ter um serviço satisfatório e eficiente bem como racionalizar, otimizar e disciplinar os serviços cartorários de todo Estado.
 
A capacitação por videoconferência, realizada pela equipe da CGJ-MT, por meio da Auditoria de Gestão da Primeira Instância e Departamento de Orientação a Fiscalização (DOF), em conjunto com a Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso reuniu nesta primeira turma, 65 interinos das serventias extrajudiciais. O curso será realizado até a próxima sexta-feira (18) e foi dividido por turmas nos períodos matutino e vespertino.
 
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva fez a abertura oficial do curso. Num bate-papo com os participantes ele destacou a importância do encontro no que diz respeito à gestão administrativa das unidades as quais estão sob responsabilidade de cada interino.
 
“É uma satisfação nos reunirmos hoje para passar informações. Desde que assumimos a Corregedoria tentamos montar uma estrutura para levar aos interinos o conhecimento sobre os procedimentos administrativos de forma técnica e acima de tudo com a maior lisura possível. A nossa preocupação é fazer com que tenham conhecimento das normas inerentes ao foro extrajudicial, por isso o objetivo desse curso é tirar dúvidas com os especialistas dos nossos departamentos”, explicou o magistrado.
 
A parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) também foi citada pelo corregedor. “Quero agradecer e parabenizar a Velenice Dias, que está à frente da Anoreg pelo apoio e cobertura que tem nos dado. A nossa relação com toda a sua equipe tem sido muito satisfatória. Saibam que a Corregedoria está aqui para auxiliar a todos, por isso espero que esse curso possa lhes dar o conhecimento necessário”, reiterou Luiz Ferreira da Silva.
 
A juíza auxiliar da CGJ-MT, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva disse que essa é a primeira vez que é realizado um encontro virtual com o alcance para as 142 serventias. A magistrada falou dos assuntos que serão abordados nos quatro dias de capacitação para aprimorar os serviços.
 
“Essa é mais uma ação da Corregedoria para melhorar o serviço do Foro Extrajudicial e também o nosso trabalho quanto a fiscalização e orientação. É um projeto que desde o início da gestão estamos buscando sempre aperfeiçoar. Esperamos que todos aproveitem.”
 
A presidente da Anoreg, Velenice Dias se mostrou grata com a oportunidade. “Gostaria de agradecer em nome da Associação dos Notários e Registradores do Estado, ao nosso corregedor Luiz Ferreira, a juíza Edleuza Zorgetti, a equipe do DOF, Auditorias e DCAs pela brilhante ideia do curso. Aos colegas interinos quero dizer que a Anoreg-MT está presente e junto com todos.”
 
Ao longo de todo o webinar serão repassadas informações da área contábil, trabalhista e tributária para uniformizar os procedimentos. Estarão em pauta as Normas relativas ao Foro Extrajudicial – fiscalização, atribuição da serventia de paz e notas; Cadastro de Empregados – novas funcionalidades do balanço Mensal do Sistema de Gestão Integrada dos Foros Extrajudicial e Judicial (GIF) e Papel da auditoria na fiscalização dos balanços mensais com orientação para os lançamentos no sistema GIP.
 
Leia matéria relacionada:
 
Corregedoria da Justiça de MT capacitará 142 cartorários interinos
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br