Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.10.2020 08:02

XII Fonavid destaca aumento da violência contra a mulher na pandemia
Compartilhe
Tamanho do texto:
O XII Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), que termina nesta sexta-feira (23/10), teve como assunto de destaque o aumento da violência doméstica contra a mulher durante a pandemia do coronavírus. “Houve um aumento do número de homicídios e de agressões contra as mulheres. Mais do que isso, os casos que chegavam ao conhecimento das autoridades tinham requintes de crueldade como não se via há algum tempo”, disse a juíza Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá.
 
Representante do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no XII Fonavid, a juíza explicou que vários motivos contribuíram para o aumento da violência doméstica, como o convívio de 24 horas por dia entre vítima e agressor, piora na situação financeira, uso abusivo de álcool e drogas no ambiente doméstico, e dificuldade de acesso da vítima para procurar ajuda.
 
“Em tempos normais, o agressor, a vítima, ou ambos, saem de casa para trabalhar, mas a pandemia forçou a convivência em tempo integral, desgastando ainda mais o relacionamento. “Se o homem já é agressivo, vai ficar ainda mais porque não tem dinheiro, porque não saiu para jogar futebol ou beber com os amigos”, disse. Por outro lado, a vítima agredida não saía de casa para pedir ajuda ou denunciar, o que acabava acontecendo somente nos casos de agressão grave.
 
Novo formato - Em função das medidas de prevenção adotadas para conter a Covid-19, o evento está sendo realizado, pela primeira vez, em formato virtual. Para a juíza, embora o formato virtual tenha alguns pontos negativos, como falta de integração entre os profissionais e dificuldades com sistemas e redes, a experiência está sendo muito positiva.
 
Nas edições anteriores, presenciais, o número de participantes era limitado a 200 pessoas. Este ano, houve quase 2.000 inscritos, sendo 400 juízes e 500 pessoas da equipe psicossocial, ou seja, foi oportunizada a participação de um público mais amplo. Além disso, houve redução de gastos com transporte e hospedagem e de tempo com deslocamento.
 
O evento, que teve início na terça-feira (20/10) termina amanhã com a realização da palestra de encerramento - A atuação do Judiciário no enfrentamento da Violência de Gênero e as implicações da pandemia da Covid-129 – pelo ministro do STJ Rogério Schietti e de uma apresentação cultural. Às 14h30 os representantes dos Estados, todos juízes, se reúnem para eleger a nova diretoria do Fonavid.
 
Nadja Vasques
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br