Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.05.2021 16:36

Carreata da Adoção movimenta e cumpre seu papel
Compartilhe
Tamanho do texto:
Dezenas de carros participaram da Carreta da Adoção evento que marca o início da Semana da Adoção (24/5 a 28/5) e pretende chamar atenção da sociedade para o tema. Em pouco mais de 10 quilômetros os participantes mostraram via faixas a cartazes a importância do ato pelas principais avenidas de Cuiabá. Os apoiadores se reuniram na Praça das Bandeira, região do Centro Político e Administrativo da Capital de Mato Grosso. Eles trocaram informações e combinaram o percurso com a Guarda Municipal de Trânsito.
 
 
Logo no início da carreata muitas pessoas foram impactadas. O aposentado Antônio Alves da Silva estava esperando ônibus. Ele disse que sempre ouviu pessoas falando sobre Adoção, mas que nunca se preocupou em buscar informações. “Chamaram minha atenção. Não é um assunto simples. Não é fácil criar um filho. É bom discutir bastante, não podemos deixar as crianças abandonadas também”, considerou. Suleide de Lima também falou: “Não conheço ninguém que tenha sido adotado. Só vejo falar. Acho um ato de coragem e muito amor. Hoje em dia é tão difícil criar seu próprio filho, quem dirá outra criança. É muito amor pelo próximo”, disse a dona de casa.
 
 
Os participantes da carreata são interessados na Adoção ou já são pais adotivos. Caso de Salvador e Kamilla. Casados há 21 anos, no período em que o marido atuou como missionário religioso tiveram que adiar o desejo de serem pais. “A minha mãe é filha adotiva. Desde sempre tive vontade de ser mãe pela via adotiva, sem separar os irmãos, pois minha mãe sofreu muito com isso. Engravidei em maio do ano passado, mas acabei perdendo o bebê. Isso nos demonstrou ainda mais a necessidade de levarmos adiante os planos pela Adoção. Sempre participei de visitas a Orfanatos. Ainda no ano passado nos cadastramos pelo site para adotarmos. Depois de três cursos nos mudamos para Cuiabá para constituirmos nossa família”, revelou a estudante de Psicologia, Kamilla Couto. “Esta decisão transformou um rito de vida de mais de 20 anos. Será o mais forte em nossa história. Pela adoção começamos uma vida nova em favor dos filhos, sejam adotivos ou biológicos. Hoje estou com uma empresa e minha esposa estudando. Vamos continuar ensinado Deus às pessoas, mas sem o intermédio da religião. Foi nossa primeira carreata, achei muito legal. Algo lindo maravilhoso, quebrar preconceitos, uma oportunidade”, disse o marido Salvador Júnior.
  
A jornalista Keka Werneck participou pela primeira vez e levou o filho João de três anos. Ela compreende a necessidade do devido processo legal. “Passamos por todos os momentos com muita apreensão, mas ao final dá a alegria de passarmos por um processo seguro. Muitos pais e mães sofrem deste medo, de alguém pegar o filho novamente. Apesar de ser um processo demorado no final temos segurança”, disse a mãe que aguardou cinco anos na filha. “Temos que chamar a atenção de várias formas para este assunto, a carreata é uma maneira de despertar. É legal conversarmos nas Redes Sociais, explicar aos amigos, ensinar como fazer a Adoção. As pessoas me procuram às vezes para perguntar como foi minha experiência e posso dizer também que assim como temos o parto normal e a cesariana, as mulheres que recebem o filho via adoção, tem um momento de chagada da criança, que é sempre muito bonito e emocionante”, considerou a jornalista que também tem uma filha biológica de 21 anos.
 
 
A presidente da Ampara Daisy Anne Marklew Guilem é também mãe adotiva e defende o ato. “A importância dessa ação é conscientizar sobre a adoção, o respeito e a legalidade dos processos. Ensinar as pessoas que amor se constrói e não é só por sangue que uma família se forma. Em virtude das comemorações da data da Adoção aproveitamos para dar maior visibilidade e somos capazes de nos fazer ouvir como famílias legítimas, seguras e pra sempre. Todo filho é de verdade. Também queremos chamar atenção para crianças e adolescentes que ainda esperam uma família e para seu direito de ter a oportunidade de ser amado e ter alguém cuidando e torcendo por ele enquanto pessoa e cidadão”, considerou a presidente.
 
 
“Todos os anos fazíamos caminhada da Adoção. Este ano optamos por realizar a Carreata para chamar atenção da comunidade. Durante o ato também unimos famílias adotivas e pretendentes para trocarem experiências e se confraternizarem. Mesmo com a Pandemia não podemos deixar de incentivar este ato de amor”, disse a fundadora da Ampara Lindair Rocha Bernandon.
  
O calendário da Adoção desenvolvido no mês de maio continua. A Corregedoria-Geral da Justiça do TJMT realiza uma séria de eventos sobre Adoção em conjunto com parceiros. O corregedor, desembargador José Zuquim Nogueira, determinou agilidade aos processos desta natureza a todas as comarcas de Mato Grosso e a mobilização social via eventos na busca por maior esclarecimento popular. Confira a programação nas matérias abaixo.
 
 
  
Leia mais sobre a programação da Adoção:
 
 
 
Eventos sobre Adoção movimentam mês de maio
 
 
Adoção é tema de roda de conversa entre parceiros
 
 
Mês da adoção: Primavera do Leste prepara curso virtual para pretendentes a adoção
 
Audiência Pública debaterá estratégias de imagem e inserção familiar
 
  
Ranniery Queiroz
Assessor de imprensa CGJ/TJMT