Enquete

  1. Sim

  2. Não

  3. Gostaria de obter mais informações

Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

Justiça Comunitária > Agentes Comunitários
Compartilhe
Tamanho do texto:

O que são agentes comunitários?

Os agentes comunitários são pessoas voluntárias, integrantes da própria comunidade, e fundamentais para a existência da Justiça Comunitária.

 

Por serem da própria comunidade na qual prestam atendimento (mesmo bairro), os agentes comunitários conhecem melhor os moradores da região e suas necessidades.

 

O conhecimento da própria comunidade local pelo agente comunitário permite a realização de um atendimento mais próximo à população. Vejamos um exemplo: na hipótese de conflito de interesses entre locador e inquilino, o agente comunitário poderá auxiliá-los, pois conhece a comunidade, seus costumes e talvez até mesmo as pessoas envolvidas.

 

Como ser um agente comunitário?

Para ser um agente comunitário, o interessado deve se submeter a uma seleção, realizada por uma equipe técnica do Tribunal de Justiça, com a finalidade de saber se o candidato possui as habilidades mínimas necessárias para o exercício da função (idoneidade, facilidade de tendimento ao público, solidariedade, habilidade para a intermediação de conflitos etc).

 

O candidato deve, ainda, residir no bairro no qual prestará atendimento e apresentar documentos pessoais, 02 fotos 3x4 e comprovante de conclusão de segundo grau.

 

O agente comunitário recebe, pelo trabalho desempenhado, uma indenização fixa mensal e um valor que varia conforme a sua participação em mediações.

 

14.09.2015 17:31

Mutirão leva serviços ao bairro Altos da Glória

Nem o frio que chegou à Capital no último sábado (12 de setembro) intimidou a população do bairro Altos da Glória e região a comparecer à quinta edição de 2015 do Mutirão da Justiça Comunitária, realizado na durante toda a manhã na Escola M...

Leia Mais

 
 
 
 
Voltar