Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

12.06.2013 08:45

Programa estimula espírito de cooperação no TJMT
Compartilhe
Tamanho do texto:
 
Para atender com eficiência a crescente procura da sociedade pelos serviços Justiça, a Coordenadoria Judiciária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso testa uma forma de agilizar a prestação jurisdicional.
 
A repartição promove o projeto piloto Super Amigos, que estimula o espírito de cooperação entre os servidores. Nos moldes em que é desenvolvida, a iniciativa é considerada pioneira na Justiça Estadual. Ela envolve a realização periódica de pequenos mutirões para zerar o acúmulo de demandas nas diversas secretarias judiciárias.
 
A força-tarefa é sempre solicitada quando um setor se vê sobrecarregado. O pedido de socorro é feito por e-mail enviado à coordenadoria. A ação conjunta é sempre agendada para um período que não prejudique o andamento dos trabalhos no setor de origem daqueles que integram as duas equipes que prestam a assistência.
 
“O Super Amigos são servidores de uma secretaria ajudando a outra. Eles não se restringem a olhar o próprio umbigo e se propõem a ajudar e ser parceiro”, explica a coordenadora judiciária Rosemeire Santini Pincerato. Segundo Rosemeire, está todo mundo animado com essa ideia. “A gente conseguiu quebrar paradigmas”, frisa.
 
Um das seções beneficiadas foi a 6ª Secretaria Civil. Segundo a diretora da secretaria, Randis Mayre, lá havia um acúmulo de 200 petições solicitando a juntada de informações e documentos em processos já em tramitação. “Em uma semana a equipe colocou o trabalho em dia. Eu achei bem bacana essa iniciativa. Às vezes as coisas acabam congestionando mesmo com o empenho dos servidores”, pontua.
 
Outro setor beneficiado constantemente tem sido o Departamento Judiciário Auxiliar (Dejaux). A gestora administrativa da Divisão de Feitos do Dejaux, Raphaela Beatriz de Oliveira, destaca ser importante o auxílio de outros departamentos. Onde ela trabalha existe uma demanda processual extremamente ampla, já que por lá passam todos os processos que ingressam no Tribunal. “Por conta disso temos metas constantemente sendo implementadas visando à celeridade processual e à redução de estoques. Sendo assim, servidores de outras secretarias somam esforços conosco e nos ajudam nesta tarefa e desafio”, pondera.
 
A diretora da Secretaria Cíveis Reunidas, Carla Pacheco, coordena a equipe cível do Super Amigos, composta por seis pessoas. Ela explica que em termos de remuneração a sua equipe não ganha nada mais por cooperar com as outras secretarias e que o único retorno é a satisfação de ajudar. “A gente faz de coração, só para ver a alegria da outra parte que é ajudada. Isso que é importante para nós. Assim eles conseguem respirar melhor e do mesmo jeito que a gente ajuda uma hora a gente pode também precisar de ajuda”, pondera.
 
A diretora da Secretaria Criminais Reunidas, Tatiane Guerra, coordena a equipe criminal do Super Amigos, formada por sete pessoas. Ela conta que quando recebeu esse desafio ficou meio receosa porque não sabia como ia funcionar, mas a cada trabalho a experiência foi ficando cada vez mais gratificante. “A gente deixou a vaidade de lado ao ver que o serviço prestado é muito útil para quem recebe a ajuda. Classifico a ação como de integração e união”, avalia. 
 
Fotos e Texto: Glaucia Colognesi
Coordenadoria de Comunicação do TJMT