Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.01.2018 10:45

Biometria: Fórum terá posto de recadastramento
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Fórum de Cuiabá contará com um posto avançado para recadastramento biométrico dos eleitores cuiabanos. O local será disponibilizado depois de parceria firmada entre o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Rui Ramos Ribeiro, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Márcio Vidal. A reunião para ‘acertar os ponteiros’ foi realizada na tarde dessa terça-feira (16 de janeiro) entre os diretores dos dois órgãos, na Diretoria-Geral do TJMT. O convênio busca acelerar o atendimento aos eleitores cuiabanos que precisam realizar o recadastramento biométrico para as próximas eleições.
 
A revisão do eleitorado, com biometria, acontece em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop. Até a próxima sexta-feira (19 de janeiro), a diretora-geral do TJMT, Claudenice Deijany F. de Costa, organizará a estrutura para aportar o novo posto. “O objetivo é dar mais assistência à população e ao nosso público interno. O desembargador Rui Ramos - que já foi presidente daquele órgão - sabe as dificuldades para fazer esse chamamento. Pensando nessa parceria dos órgãos coirmãos decidiu disponibilizar uma estrutura para que eles possam otimizar o atendimento”, disse a diretora.
 
O posto vai atender a população em geral e também o público interno do Poder Judiciário, como servidores, magistrados e colaboradores. Serão instalados no mínimo cinco guiches. “Hoje foram as primeiras tratativas, ao receber o diretor-geral da corte eleitoral. Agora vamos agilizar os procedimentos e mais tardar sexta-feira enviaremos uma resposta para abrigar os postos de atendimento”, ponderou Claudenice.
 
A biometria está ocorrendo desde o ano de 2015, por conta da Resolução 1.985/2017, que tornou obrigatório o recadastramento. Esta resolução estabeleceu a data de 2 de fevereiro de 2018 como prazo final da revisão do eleitorado, com biometria, nesses três municípios. “A procura dos eleitores para fazer a biometria aumentou muito nos últimos dias e o TJ estava buscando ajudar o TRE nesse trabalho. Depois de uma conversa com o presidente Rui Ramos e sabendo da parceria antiga entre os órgãos, nós firmamos esse acordo que abrirá mais um posto avançado para recadastramento biométrico. Isso irá facilitar que o público interno também se regularize e o pessoal externo que faz uso dos serviços do Poder Judiciário também será atendido”, salientou o diretor-geral do TRE, Nilson Fernando Gomes Bezerra.
 
Atualmente em torno de 36% dos eleitores compareceram para a revisão do eleitorado com biometria, na Capital. Em Várzea Grande esse percentual chega a 46% e em Sinop gira em torno de 64%. Com este posto avançado, os eleitores de Cuiabá passarão a contar mais um lugar, além dos já oferecidos: Casa da Democracia, anexo ao prédio do TRE-MT (avenida do CPA), Goiabeiras Shopping e Shopping 3 Américas. São, ao todo, mais de 60 guichês para atender os eleitores de Cuiabá, em período integral.
 
Para fazer o recadastramento é necessário levar documento oficial de identidade (RG, CNH, carteira de trabalho, carteira profissional, dentre outros definidos em lei); comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo juiz eleitoral); e comprovante de quitação com o serviço militar (apenas para homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título).
 
 
Ulisses Lalio / Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409